Associação de Dadores celebra 27 anos de existência

A Associação de Dadores de Sangue da Meadela celebrou, no dia 22 de outubro, o 27.º aniversário da sua fundação, com um conjunto de eventos, que tiveram lugar entre os dias 14 e 22 de outubro.

No dia 14, realizou-se uma noite de fado na sede a Associação, com fadistas da nossa cidade. No dia 15, teve lugar um passeio de BTT, organizado pelo “Os Gotinhas”. No dia 21, pelas 17 horas, realizou-se uma romagem ao cemitério, onde foi colocada uma coroa de flores em homenagem aos dadores de sangue já falecidos e pelas 18h30 foi celebrada uma missa em sufrágio. 

No dia 22, pelas 10 horas, teve lugar a cerimónia do hastear das bandeiras na sede da Associação, seguida da receção aos dadores e às 11 horas, uma sessão solene, a celebração terminou às 13 horas, com um almoço/convívio na Quinta da Presa. 

A mesa da sessão, solene foi constituída pelo Dr. Luís Belo, presidente da Assembleia-geral da Associação; Dr. Ricardo Rego, em representação da Câmara Municipal; a Dr.ª Maria João Medeiros, em representação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação; a Dr.ª Manuela Cerqueira, em representação da Escola Superior de Saúde do IPVC; a Dr.ª Helena Brito, presidente da União de Freguesias de Viana; o dador, Amílcar Silva, em representação dos dadores e o anfitrião António Mesquita.

António Mesquita, depois de agradecer a presença de todos, dirigiu-se às entidades presentes, “aqui estamos de novo reunidos para comemorar esta bonita data de 27 anos desta Associação. Estas comemorações são motivo de satisfação e um estímulo ao trabalho desenvolvido durante o ano”. 

Este ano, a Associação realizou 28 brigadas de recolha, com os seguintes resultados: 840 inscritos; 616 dádivas; registos para medula , 72  e dadores pela primeira vez, 262. António Mesquita referiu: “estamos muito satisfeitos, porque foi o ano em que foi finalmente inaugurado o monumento em homenagem a todos os dadores benévolos de sangue”.

Falou das dificuldades, mas argumentou que nunca baixam os braços, pelo contrário por vezes até parece que as dificuldades nos dão alento e capacidade de transformar as 24 horas do dia em muitas mais horas, lembrou que por vezes os objetivos da Associação ficam defraudados por falta de disponibilidade de brigadas e meios por parte do IPST. Agradeceu o contributo de algumas empresas, centros paroquiais, juntas de freguesias, câmaras municipais que colaboraram com a cedência das instalações. 

António Mesquita lançou um desafio aos presentes para que no próximo ano doem sangue e contribuam com algumas horas de voluntariado para levar esta Associação a estar cada vez mais envolvida com a comunidade. “A nossa preocupação são os doentes que são os principais beneficiados e é por eles que damos o nosso melhor para que nunca falte o sangue nos hospitais”, disse. 

Por sua vez, o Dr.º Luís Belo, presidente da Assembleia-geral da Associação, falou dos objetivos conseguidos pela dinâmica Associação, graças à Direção que tem feito um trabalho incansável, naturalmente a começar pelo presidente António Mesquita. Teve ainda palavras de reconhecimento para com os dadores que de modo altruísta doam sangue.

Por sua vez, o vereador Dr.º Ricardo Rego saudou todos os presentes, e realçou o rejuvenescimento da Associação por ser uma equipa constituída por várias gerações. Falou da necessidade de o Município criar formas de atratividade aos dadores, que poderiam passar pela isenção total ou parcial de taxas de acesso aos equipamentos municipais, deixando desafio à Associação para que em conjunto no próximo ano trabalhem com esse objetivo, e terminou com um gesto simbólico de que a próxima dádiva de sangue será na Associação, referindo ser dador no Hospital de Santa Luzia. 

No uso da palavra, a Dr.ª Maria João Medeiros em representação do IPST, começou por informar: “temos vivido um ano um pouco incerto, vivemos na pandemia e continuamos a viver”. Falou da necessidade de se angariar jovens para a dádiva de sangue, que darão continuidade.  “Os dadores são os nossos diamantes”. 

Por sua vez, a Dr.ª Helena Brito, presidente da União de Freguesias de Viana (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, em breves palavras, saudou os presentes e teve palavras de apreço e louvor pela dedicação dos 27 anos de existência da Associação, garantindo que a autarquia continuará a apoiar a Associação,  na medida em que lhe for possível.  

A Dr.ª Manuela Cerqueira, em representação da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo IPVC, cumprimentou a mesa e todos os presentes, e falou da disponibilidade da escola em colaborar com a Associação, para trabalharem em conjunto, particularmente na sensibilização para a dádiva de sangue.

No uso da palavra, o dador Amílcar Silva, em representação dos dadores de sangue, agradeceu o convite inesperado da Associação, referindo que por motivos de saúde, foi forçado a deixar de ser dador de sangue, mas continua ativo a colaborar com a causa. 

A terminar a Sessão Solene, foi apresentado um vídeo com vários momentos de sessões de recolha da dádiva de sangue e recolha para medula, ao longo do ano. 

 Seguiu-se um almoço convívio na Quinta da Presa na Meadela.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.