Atividade da A.C.D. Capitães de Abril

A Associação Cultural e Desportiva Capitães de Abril fez, no passado dia 29, uma visita a Paredes de Coura. Com o apoio da Câmara Municipal deste concelho, os associados visitaram a Casa Grande de Romarigães, onde viveu o escritor Aquilino Ribeiro; percorreram, ao longo da margem esquerda do rio coura, o trilho dos pescadores e, após recuperação pelas mãos dos seus proprietários, Teresa Subtil e do presidente da assembleia geral desta ACDCA, Carlos Subtil, ver laborar o moinho acompanhado de explicação, pelo próprio, de todo o processo de fabrico.

Em local aprazível, tivemos oportunidade de confraternizar durante a tarde enquanto fazíamos o nosso “piquenique”.

Na perspetiva de darmos maior visibilidade e fruição ao excecional espaço arborizado existente no interior da Urbanização Capitães de Abril e, também, para dinamizar o espírito de grupo alicerçado em 36 anos de existência, decidiu a direção desta Associação programar duas noites com atividades culturais- em dias consecutivos para otimizar a exigente estrutura logística que nos permitisse dar cumprimento às regras da DGS -, no fim de semana de 16 e 17 de julho.

Na noite de 16, tivemos fado com as fadistas Filipa Menina e Filipa Barreiros acompanhadas na guitarra portuguesa pelo Francisco Vieira, na viola de fado o João Martins e no baixo acústico o Henrique Rabaçal. Ao Francisco Vieira, pelo empenho colocado na concretização deste evento, o nosso agradecimento.

Na noite seguinte, houve “Cinema ao Ar Livre”. Com o apoio da Ao Norte, que possui excelentes condições técnicas, proporcionamos uma noite diferente aos presentes, que esgotaram a lotação por nós considerada de segurança – o que, aliás, já tinha acontecido na noite anterior.

Mas, porque o documentário que ia ser apresentado é um registo para memória futura dos cantares ao desafio, e porque também nele estão presentes os nossos amigos Augusto Canário e Cândido Miranda, pois, a anteceder a projeção do documentário, convidámo-los a dar o seu contributo ao vivo, que de imediato aceitaram. O resultado final foi de agrado geral, como podemos constatar pelas manifestações que até nós chegaram.

Ao Augusto Canário e Cândido Miranda, pela disponibilidade e entusiasmo que puseram na sua participação fica o registo do nosso reconhecimento.

À União de freguesias de Viana do Castelo; Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual; PSP e, em especial, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, por toda a colaboração prestada, fica o agradecimento.
C. A.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.