Prometidas para serem concluídas até finais de julho, as obras no quarteirão, n.º 8 do cemitério paroquial da Meadela foram concluídas a 27 de julho, data em que os familiares dos ente-queridos ali sepultados, puderam, de novo, cuidar das suas sepulturas, que haviam sido removidas para a execução de uma nova estrutura em betão armado, para suporte das sepulturas.
Porque acompanhamos o evoluir da obra podemos verificar o cuidado com que esta foi realizada e também a qualidade dos trabalhos efetuados.
Segundo informação da autarquia, nos últimos anos foram já investidos no arranjo de quatro quarteirões e outros melhoramentos um total de 458.000,00€ (quatrocentos e cinquenta mil euros).
Obra no Edifício da Junta
Estão em curso as obras de requalificação e aumento das instalações da Junta de Freguesia – “Pólo da Meadela da União de Freguesias” que para satisfação dos meadelenses, contemplam a instalação de uma caixa multibanco já negociada por uma instituição bancária. Estas obras estão orçamentadas em 200.000,00€ (duzentos mil euros).
RONDA TÍPICA DA MEADELA
No passado dia 24 de julho, a Ronda Típica da Meadela, celebrou o 59.ºaniversário, participando na Eucaristia Solene do dia da padroeira da Meadela Santa Cristina pelas 18h30, em que foi celebrante o nosso pároco Monsenhor Manuel José Vilar e concelebrada pelo padre Dr. Jorge, que fez a homilia.
No momento próprio, o Monsenhor Vilar saudou a Ronda Típica por mais um aniversário, desejando que continuem a espalhar por todo o lado a beleza dos seus trajes e as suas danças e cantares, que levam consigo o nome da Meadela e de Viana do Castelo.
Fundada em 1960 pelo etnógrafo José Figueiras, pai da Diretora Drª. Laurinda Figueiras, a Ronda Típica da Meadela, apresentou-se em público pela primeira vez, num serão de arte poética Luso-Galaica, organizado pela Comissão de Festas da freguesia Meadela e a partir daí, durante os 59 anos de existência tem espalhado por todo o lado as belezas do nosso folclore e do nosso traje, levando o nome da Meadela e de Viana do Castelo a todo o país e vários países estrangeiros.
Finda a Eucaristia, os elementos da Ronda foram em romagem ao cemitério paroquial, onde depositaram uma coroa de flores, em homenagem aos elementos da Ronda Típica, já falecidos. Depois, juntamente, com familiares e amigos convidados, reuniram-se em convívio para celebrar tão importante efeméride.
De salientar que a Ronda Típica da Meadela leva a todo o país e estrangeiro as suas danças e cantares e tem, ao longo dos anos, procurado manter vivas e revitalizar um conjunto tradições, que de outro modo se perderiam. São elas, o cantar das Janeiras de porta em porta, a realização do festival de Maio, ultimamente designado de “Cores de Maio” e a organização da Semana da Cultura, por ocasião das Festas da Meadela, entre outros eventos de índole Cultural e por ocasião das Festas da Meadela. Organiza também o Festival de Folclore da Meadela, em alternância com o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e em colaboração com a Comissão de Festas.
COMISSÃO DE FESTAS
Findas as festas, a Comissão reuniu, em Assembleia Geral, para fazer um balanço do modo como se desenrolaram as nossas Festas 2019.
Pela análise dos seus elementos e pelo eco que, entretanto, foi chegando à Comissão de Festas, a conclusão foi de que as festas 2019 alcançaram o brilho a que nos habituaram, dignificando a Meadela e honrando Santa Cristina.
Houve colaboração e dedicação de tanta gente. Foram vários os participantes nos diversos números das festas e de um modo muito especial no Cortejo “Meadela 2019”, que como sempre envolveu muita gente generosa, dando o seu melhor, com uma alegria e entusiasmo contagiante, contribuindo para o sucesso de cada número das festas.
Também a procissão em honra de Santa Cristina envolve muita gente generosa; quer pegando aos andores, figurado, bandeiras, pálio, ou outras tarefas, não regateando sacrifício ou dificuldades.
Tantas e tantas tarefas realizadas com amor, para que no momento próprio, tudo se realizasse conforme o programado, e com o brilho habitual, para gáudio de todos os que assistiram a cada número das festas.
A todos a Comissão de Festas deixa desde já público agradecimento, envolvendo neste agradecimento e gratidão; a paróquia e seus movimentos; grupos de jovens e todas as associações da Freguesia, incluindo o Grupo Desportivo da Meadela, os Dadores de Sangue, Associação de Moradores da Cova, Grupos Folclóricos, Escuteiros, Guias, União de Freguesias, Câmara Municipal e Serviços Municipalizados, as empresas e comércio que patrocinaram as Festas com publicidade no Livro das Festas, ou em publicidade sonora , e todos aqueles e aquelas, «gente de todas as idades», todos os meadelenses que para elas contribuem e todos quantos nelas participaram nos vários números das festas, por amor à Meadela e às suas tradições, e que de algum modo contribuíram para a sua realização.
Finalmente a nossa Gratidão para com o nosso pároco Monsenhor Vilar, quase a completar 50 ao serviço à nossa Comunidade Paroquial da Meadela, que completará a 12 de outubro próximo e que sempre apoia e tem palavras de incentivo para com a Comissão de Festas, da qual é o seu presidente da Assembleia Geral. A todos a Comissão de Festas deixa a sua profunda gratidão e um bem-haja.
Cabe ainda uma palavra de gratidão para com toda a Comissão de Festas que não se poupou a esforços para que tudo se realizasse conforme o previsto, trabalhando um ano inteiro e particularmente nas semanas mais próximas das Festas e nos dias de festas; só assim é possível fazer festa.
A Comissão de Festas, continua a ultimar as contas, para que dê oportunamente conhecimento público do resultado económico das Festas 2019, e assim dar início a um novo ciclo, que culminará com a realização das Festas 2020.
As Festas 2019 terminaram com a frase “MEADELA ÉS UM ENCANTO” em fogo de artifício. E a “Meadela é um encanto” e será sempre que todos dermos as mãos, em comunidade e em união, para realizarmos as nossas festas maiores, honrando Santa Cristina e prestigiando a Meadela.