Barca d’Artes a navegar com excelentes exposições

“June” de Cris DK, é a exposição que se segue na Galeria Barca d’Artes. Inaugura já na próxima terça-feira, dia 11, pelas 19h. Trata-se da primeira exclusivamente dedicada à pintura a óleo deste jovem artista. Autodidata nas artes plásticas, começou a mostrar a sua pintura há apenas dois anos, mas revelou desde logo um domínio técnico pouco comum. Assume-se na procura de um realismo não fotográfico. Não se identifica com o hiper-realismo, considera que mais do que os detalhes lhe importa uma ideia global para cada trabalho. A verdade é que o resultado é de um impressionante rigor e a força da arte emerge do querer e do saber fazer de Cris D.K.

Imperdível mais esta exposição na galeria do Centro Cultural do Alto Minho, em Viana do Castelo, no nº 31 da Rua dos Manjovos que estará aberta ao público de 11 de junho a 13 de julho.

Entretanto, “Figuras de Outro Caminho” de Cabral Pinto, que registou um considerável número de visitantes, continua patente até ao próximo sábado, 08 de junho. Com uma longa carreira nas artes plásticas, na formação artística e na organização de grandes eventos ligados às artes e aos ofícios relacionados, Cabral Pinto, é, atualmente, a par da pintura pessoal, o diretor artístico na Fundação Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira.

A propósito deste conjunto de obras, a conhecida estudiosa de arte e curadora, Helena Mendes Pereira, escreve na folha de catálogo uma pequena nota bem elucidativa ao referir que “a série ora apresentada em Viana do Castelo, iniciou-se no Qatar e traz consigo a essência da pintura feita por quem a sabe. Vem de Levante para nos recordar que, em tudo, é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa” e realçando que a pintura de Cabral é agora “um emaranhado de palavras outrora poemas, mais do que uma semiótica que mergulha na mulher, no corpo e nas formas do amor, a descoberta das terras quentes a Levante teve efeito transformador.”

R.E.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.