A 22ª edição do SWR Barroselas Metalfest decorre já neste fim de semana, entre amanhã e domingo, dias 26 e 28.
Mais de duas décadas depois de ter visto nascer o fenómeno, a pequena vila de Barroselas vai acolher meia centena de artistas, distribuídos por três palcos, numa mostra do que se faz nos dias que correm em termos de ‘underground’ em todas as suas vertentes e, nesta edição, os promotores prometem “reforçar a consciência ambiental que tem assumido ao longo dos anos”.
O SWR Barroselas Metalfest assume a intenção do Núcleo de Apoio às Artes Musicais (NAAM) em tornar o futuro um lugar melhor e, por isso, há oito anos introduziu, de forma pioneira, copos ecológicos reutilizáveis no festival. A organização opta também pela reutilização de lonas e materiais usados que seguiriam para aterro. Este ano, o destaque é a desmaterialização do controle de entradas e da venda de bebidas e ‘merchandising’ através da utilização de pulseiras com chips.
Para esta edição, o cartaz do festival conta com nomes como Godflesh, Saint Vitus, Benediction, The Black Dahlia Murder, Craft ou Midnight, entre outros.
O festival conta com dois palcos interiores e uma zona de entrada livre, a SWR Arena, onde decorrem diversos espetáculos adicionais em parcerias como o Milhões de Festa ou o Wacken Open Air. Estará ainda disponível o SWR Café, um espaço único com exposições, conferências, passatempos, DJs e um karaoke metálico.
O SWR Barroselas Metalfest coloca ainda ao dispor dos visitantes um parque de campismo gratuito com casas de banho e duches de água quente. Existe também um sistema de reservas online para a aquisição de dormidas em tendas ecológicas pré-montadas.
Durante os quatro dias que compõem o festival, são estimadas 6000 pessoas. Grande parte do público tem origem em diversos países europeus, com especial predominância para a vizinha Espanha, além do nacional.
Destaque ainda para o facto de os habitantes de Barroselas e Carvoeiro terem direito à obtenção de um bilhete especial na sede da União de Freguesias.