A reconversão da antiga praça de touros na Praça Viana vai novamente a concurso. Desta vez, e por unanimidade, foi aprovada, em reunião de câmara, a “refuncionalização” por 4,9 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses. O espaço desportivo será concessionado à Escola Desportiva de Viana (EDV).
A nova proposta vai agora para concurso público e segundo o autarca vianense: “está estabilizado o projeto de arquitetura, estão estabilizados também as especialidades. Mantém-se toda a área útil de jogo, melhoraram-se os balneários, há uma reconfiguração do aspeto exterior e o valor baixou significativamente”.
José Maria Costa falava de uma obra “muito importante” e que “vem requalificar o parque da cidade e criar uma estrutura de apoio à prática desportiva não só para o Município, mas também para a Escola Desportiva de Viana. Estou certo, será uma mais valia”.
Ao anterior projeto foi suprimido um piso, onde seria feito um espaço polivalente. “A única alteração do anterior projeto é que havia um piso polivalente, que encarecia muito a obra do ponto de vista estrutural e da parte da engenharia”.
O autarca explicava, aos jornalistas, que a “Câmara só lança obras se tiver capacidade de as executar física e financeiramente. É esse o objetivo”. Nesse sentido, reforçaram o valor do empréstimo, que está em concurso público, para 1,5 milhões de euros.
O primeiro concurso público para a execução daquela empreitada foi anulado, em abril de 2018, por ter ficado deserto.