Benfica, masculino, e Leixões, feminino, foram os vencedores da Taça de Portugal de voleibol. Os jogos das meias finais e finais aconteceram no Centro Cultural de Viana do Castelo. No sábado, à noite, a vitória foi conquistada pelas atletas do Leixões FC. E no domingo, foi o SL Benfica que arrecadou o troféu.
A equipa de seniores femininos do Leixões SC ergueu, pela 10.ª vez (e segunda consecutiva), o troféu de vencedora da Taça de Portugal. Na final, as atletas de Matosinhos venceram, por 3-0 (25-19, 25-15 e 26-24) o Vitória SC. Com este título, as leixonenses têm agora mais 10 troféus na sua vitrina, mais dois do que o Castêlo da Maia GC e três que o Boavista FC.
Juliana Antunes, capitã do Leixões SC, referia, no final do jogo que “é sempre especial conquistar um título e ainda mais vencer a Taça de Portugal, uma competição que é disputada por todas as equipas. É a eliminar e mexe muito com as emoções…A sensação que fica é, sobretudo, a de dever cumprido”.
O treinador do Leixões dizia, no final do jogo, que “estava resolvido”. Miguel Coelho confessava que “o objetivo era ganhar, e foi atingido”.
No domingo, o Benfica levou a melhor sobre a AJ Fonte do Bastardo, da ilha Terceira. Os encarnados conquistaram o 19.º troféu da Taça de Portugal. No final, o marcador assinalava (3-1: 20-25, 25-23, 25-18 e 25-22). O jogo contou com a presença do público, que torcia pelas equipas. A “experiência” dos jogadores do Benfica foi “fundamental para a vitória”, como dizia o treinador dos encarnados. Marcel Matz considerava que “é o segundo troféu da Taça de Portugal que conquisto em quatro anos [em 2020 não houve competição devido à pandemia e no ano passado venceu o Sporting] e estou tão feliz quanto os meus jogadores, que trabalharam muito para conseguirem conquistar este troféu. A experiência de alguns jogadores que já disputaram várias finais foi muito importante em momentos decisivos dos sets”.
Durante três dias, Viana do Castelo recebeu vários jogos de voleibol, o treinador do Benfica salientava que “foi uma excelente promoção da modalidade, com jogos muito competitivos em duas finais disputadas em simultâneo e numa cidade bonita e que vibra com o voleibol”.