200 bicicletas “Bira” foram entregues, na tarde de 19 de outubro, a igual número de alunos, funcionários e professores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Com um investimento na ordem dos 340 mil euros, o projeto está implementado nas seis escolas do Politécnico.
“Este projeto foi lançado a nível nacional no sentido de sensibilizar as instituições de ensino superior para substituir aquilo que era a mobilidade assente nos combustíveis fósseis por meios alternativos”, referia o vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Carlos Rodrigues dava conta que “foi-nos atribuído o financiamento de 200 bicicletas, 160 elétricas e 40 convencionais, que vão ser distribuídas por Viana, Ponte de Lima, Melgaço e Valença”.
Sem previsão de alargar o número de bicicletas, o vice-presidente do IPVC e responsável da iniciativa manifestava que “pretendemos que seja demonstrador. Tenho sentido, da parte das autarquias, muita recetividade e acredito que estas podem ser nossas parceiras no futuro para a mudança do paradigma e pode ser extensível não só à academia, mas também à comunidade”.
Ana Rocha é funcionária da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e aderiu à iniciativa. A razão é simples: “É um excelente meio de transporte para a nossa cidade e é zero poluição”. Em termos de trabalho também ajuda, porque vão poder “deslocar-se, entre serviços, na Bira”.
Francisco Morgado estuda na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), em Valença, e recebeu, no final da cerimónia, o capacete e a “Bira”. “Este projeto é interessante para pouparmos e protegermos o ambiente”, diz.
O presidente do IPVC manifestava que “falamos de qualidade de vida e usufruto do espaço urbano”. Rui Teixeira finalizava dizendo: “O que está neste programa é um compromisso e a garantia de um futuro sustentável”.
Para o vereador do Planeamento e Gestão Urbanística, Mobilidade e Coesão Territorial, Luís Nobre, “Viana vai ficar ainda muito mais simpática se, em substituição dos carros, passarmos a ter muitas bicicletas”.