É já uma das provas mais aguardadas a nível nacional e internacional entre os bombeiros que participam nestas competições. O Bombeiro de Elite está de volta para a sua 3ª edição e ultrapassa mais uma vez, o recorde de número de participantes.
Este ano, a prova reveste-se de um valor acrescido pela elevação a Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, do monumento que desde sempre abraçou esta prova e todos os seus participantes: o Bom Jesus de Braga.
O reconhecimento deste monumento nacional e a sua beleza ímpar têm sido pontos referidos pelos bombeiros-atletas estrangeiros que participam nesta prova. Este ano, a organização conta com sete nacionalidades.
O evento vai realizar-se no dia 28 de setembro, no Bom, Jesus de Braga, com a concentração de bombeiros às 9h00 e início da prova às 10h00.
Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contra relógio e equipados com o equipamento completo de proteção individual do bombeiro (casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto “ARICA”), no menor tempo possível.