Brexit pode provocar crise no Norte

O presidente da Câmara de Viana do Castelo e responsável pela delegação portuguesa no Comité das Regiões, José Maria Costa, participou, na última semana, na 132ª reunião plenária daquele órgão em Bruxelas, onde esteve presente a Comissária Europeia responsável pela Política Regional, Corina Cretu, e onde foi também abordada a saída do Reino Unido da União Europeia na presença do negociador principal do processo, Michel Barnier.

Em entrevista, à margem da reunião, a uma rádio nacional francesa e questionado sobre o impacto do Brexit na Região Norte, o autarca de Viana do Castelo considerou que a saída poderá provocar uma pequena crise económica no Norte.

De acordo com o autarca vianense, as relações comerciais, sobretudo com a Inglaterra, são muito antigas e existe uma “grande preocupação da Região Norte face ao futuro da relação comercial no domínio dos vinhos, dos têxteis e do turismo”, referindo que “se sente uma grande preocupação nas empresas da região” e lamentou a “saída do nosso mais antigo aliado”.

Já na reunião plenária onde foi debatido o futuro da política de coesão europeia, José Maria Costa sublinhou que esta é de fundamental importância enquanto “face mais visível de todas as políticas europeias”, e enfatizou ainda a importância das “políticas de cooperação transfronteiriças e da política marítima”.

O Comité das Regiões, que tem por função apresentar os pontos de vista regionais e locais sobre a legislação europeia, através de relatórios («pareceres») sobre as propostas da Comissão, tem 353 membros (e igual número de suplentes) dos 28 países da UE.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.