Câmara reconhece duas personalidades carrecenses

A elevação de Viana do Castelo a cidade comemora-se normalmente a 20 de janeiro de cada ano, porém este ano, a pandemia não permitiu que tal acontecesse. Assim o 174.º aniversário da Elevação de Viana do Castelo a Cidade realizou-se no passado dia 18 de fevereiro, no Teatro Sá de Miranda com a entrega das distinções honoríficas aos munícipes que a Câmara Municipal achou por bem distinguir.

De entre os laureados temos a honra de evidenciar, nestas colunas, dois carrecenses, pela distinção que a Câmara Municipal de Viana do Castelo lhes concedeu, respetivamente a distinção de “Cidadão de Honra” a Johan Josef Willy Stevens e a de “Cidadão de Mérito” atribuída a João Carlos Costa.

Nunca é demais salientar que o título de “Cidadão de Honra” é atribuído aos cidadãos vianenses que, ao longo da vida, prestaram assinaláveis serviços à comunidade, contribuindo para o progresso e prestígio do município, da região ou do país. 

Johan Josef Willy Stevens é cidadão de honra, reside na freguesia de Carreço, no lugar de Montedor, nasceu em Viana do Castelo no ano de 1964, é filho do Eng.º Louis Stevens. Terminou o ensino primário em Portugal, em 1973, e a sua mãe escolheu regressar à Bélgica. Em 1988, concluiu em Bruxelas uma pós-graduação em gestão de empresas com especialidade em negócios internacionais. 

Fluentemente fala e escreva seis línguas e concluiu, no início de 2010, o último ano do Owder-President Management Program, da Harvard Business School, nos Estados Unidos da América.

Foi assistente de 1989 a 1992 do diretor geral da maior empresa belga no setor comercial de material sanitário, a Van Marcke, uma multinacional presente em cinco países.

Casou em 1986 com uma portuguesa do Minho e vem com ela, em 1993, para Viana do Castelo e inicia o projeto empresarial na área do material sanitário e de climatização, a Sanitop. No início eram dois, o Johan e a esposa. Seis meses depois foi admitido o primeiro colaborador. Hoje são perto de 250. A empresa marca presença de norte a sul do país e ilhas com uma vasta equipa comercial e vinte centros de atendimento a profissionais e showrooms de sanitários.

Em 2021, a empresa apresentou um volume superior a 54 milhões de euros. Em 2013, Johan Stevens leva o seu negócio para Moçambique onde marca presença em Maputo, com um espaço de mais de 4.000m2.

No âmbito empresarial, Johan Stevens procurou manter um papel ativo quer a nível local, quer nacional. O Rotary Club de Viana do Castelo, em 2008, concedeu-lhe a distinção de “Profissional do Ano” e foi distinguido no âmbito do Alto Minho Business Awards, organizado pelo Conselho Empresarial dos vales do Lima e Minho, com o prémio empreendedorismo. Em 2012, integrou o conselho Económico e Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Foi presidente do Conselho Fiscal e vice-presidente da Direção da Associação Empresarial de Viana do Castelo e membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente é vice-presidente da APCMC (Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção) vice-presidente da FEST (Associação Europeia dos Comerciantes de Sistemas Sanitários e de Climatização). Membro do Conselho de Administração do VGH (Associação Europeia de retalhistas da área da construção) e Conselheiro em Diplomacia Económica na Embaixada da Bélgica, em Portugal.

São inúmeras as iniciativas de apoio no âmbito social, nomeadamente apoio a IPSS’s, associações desportivas e culturais, sendo de salientar o apoio, há mais de vinte anos, à escola de atletismo da ex-atleta profissional Manuela Machado, os Cyclones Sanitop e à Teach for Portugal, com projetos que pretendem eliminar desigualdades de oportunidades nas escolas da região norte.

Esta preocupação com a responsabilidade social estendeu-se igualmente a Moçambique, onde a empresa tem vindo a apoiar diversas escolas com a oferta de materiais escolares, comparticipando também obras de melhoria das condições das mesmas. Também aqui o espírito solidário foi ampliado aquando da tragédia provocada pelo ciclone Ídai assolou a região de Moçambique, a empresa doou kits com bens essenciais e comparticipado algumas obras de reconstrução de espaços sociais. 

Por sua vez, também nunca é demais salientar que o título de “Cidadão de Mérito” é atribuído aos cidadãos vianenses que, pela prática de atos notáveis ou a obtenção de êxitos relevantes a nível local, nacional ou internacional, contribuíram para o progresso e o prestígio do município, da região ou do país.

João Carlos Costa – Cidadão de Mérito 

Também é residente na freguesia de Carreço, no lugar de Montedor, nasceu em Luanda, Angola, a 23 de setembro de 1954. É médico, licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto, especialista em Radiologia, tendo obtido 19 valores na classificação no Exame de Especialidade e reconhecido pela Ordem dos Médicos, por unanimidade com distinção.

Referência nacional e internacional notabilizou-se pelo desenvolvimento de modo inovador, em Portugal, da Radiologia de Intervenção Percutânea, englobando desde intervenções na coluna, tratamento da dor em doentes oncológicos, intervenções para realização de biopsia de órgãos profundos por via percutânea e colocação de nefrostomia de próteses nas vias urinárias. Foi ainda pioneiro em colocação de próteses nas vias biliares por abordagem percutânea. 

É autor de vários artigos e livros, foi criador, em 1987, da primeira Unidade de Diagnóstico por Imagem no Alto Minho com as valências de Ecografia, Mamografia e Tomografia Computorizada e, posteriormente, em 1994, do primeiro equipamento de Ressonância Magnética.

Pioneiro no estudo e divulgação do diagnóstico do cancro da próstata por Ressonância Magnética. Iniciou em Portugal o estudo das coronárias por Tomografia Computorizada, assim como a Ressonância Magnética Cardíaca para estudo do miocárdio e a função cardíaca.

Acabou de instalar, em parceria com o Hospital Particular de Viana e o empresário vianense Engo. Carlos Alves, o primeiro equipamento de HIFU (Ultrassom focalizado de alta intensidade), o qual permite o tratamento não invasivo (sem cirurgia) do temor parkinsónico. Esta tecnologia abre espaço para investigação no tratamento percutâneo da epilepsia, em casos específicos de doenças psiquiátricas. Permite ainda a rotura temporária da barreira hemato-encefica, tornando possível finalmente o uso da quimioterapia no tratamento de neoplasias cerebrais. 

Carreço aldeia da orla norte vianense, encastrada entre a serra e o mar, está muito grata a estes dois ilustres carrecenses que a quiseram adotar e agora a engrandecem neste contexto de agraciamento que a Câmara Municipal de Viana do Castelo em muito boa hora instituiu. Para os nossos conterrâneos Johan Josef Willy Stevens e João Carlos Costa os nossos sinceros parabéns e votos dos maiores sucessos num futuro próximo.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.