No passado dia 27 de janeiro, a Associação de Pais de Deão da escola EB1 de Deão, presenteou alunos, professores e auxiliares com o canto das Janeiras.
O Cantar dos Reis é uma tradição com séculos de existência que surge por altura do Dia de Reis, invocando a celebração da visita dos três Reis Magos.
Do outro lado, estavam as crianças, que sabiam o “tom e a letra” dos cantares.
Com esta iniciativa pretendeu-se preservar e transmitir as tradições às crianças da EB1 de Deão.
“Sala de visitas” e “coração”
Este é o cartão de visita desta bela freguesia: Equipamentos e valências nas áreas mais diversificadas, ação social, cultura, desporto, educação e lazer.
Deão dispõe de uma área junto à estrada nacional, uma zona de excelência, que permite potenciar o crescimento desta freguesia. Hoje vemos equipamentos da área social, cultural e desportiva, a construção da capela mortuária, a possibilidade da edificação do centro escolar para as freguesias da margem esquerda do Vale do Lima sul. Esta proposta foi apresentada em 2019 pela Associação de Pais de Deão, em Assembleia de freguesia.
Os projetos executados nas últimas décadas podem permitir o crescimento da freguesia, tornando-a mais atrativa para a atividade comercial, a que acresce a janela de oportunidade, que é a nova ponte sobre o rio Lima, que pode revitalizar a zona económica existente na freguesia.
Que os responsáveis e representantes desta freguesia saibam defender os interesses de Deão, lutando pelas reivindicações existentes, aproveitando os recursos e oportunidades atuais, honrando e respeitando um legado deixado por outras gerações.