Cardielenses uniram-se em homenagem à Senhora do Amparo

É no mês de maio que os católicos manifestam com mais intensidade e fervor a sua devoção a Nossa Senhora. E assim tem sido na nossa freguesia em que os paroquianos têm participado assiduamente na Eucaristia e na Reza do Terço, embora com maior adesão na semana das festividades em honra de Nossa Sr.ª do Amparo, que decorreram nos dias14, 15 e 16 de maio. O início dos festejos teve lugar na sexta-feira com Eucaristia e procissão das velas, este ano, apenas no adro da igreja.

No sábado, entoou-se a mais bela composição Mariana do Rito Bizantino-Akathistos. No fim, todos os fiéis presentes entregaram uma flor a Nossa Senhora.

No domingo, a imagem da Senhora do Amparo percorreu todas as ruas da freguesia. Foi esperada pelo povo em silêncio e oração que assim prestava homenagem a quem tantas vezes recorreu em momentos de aflição, agradecendo com devoção a proteção da Senhora que lhe é tão querida.

Nesse dia, a freguesia “vestiu-se” condignamente para receber a Senhora do Amparo! As ruas foram entapetadas com flores, as varandas e janelas engalanadas com bonitas colchas, os cinco carros, um por cada lugar, onde era transportada a imagem da Sr.ª do Amparo, foram todos ornamentados com flores. Cada lugar decorou o seu carro para fazer o percurso desse lugar e, no final do percurso, levar até ao adro da igreja os Santos que costumam estar nos altares: S. Tiago, S. Silvestre, S. José e Stº António.

De regresso à Igreja, o muito povo que aguardava a Eucaristia campal, de encerramento das festividades, aplaudiu cada uma das imagens que ia chegando. Os quatro andores foram colocados, pelos elementos da comissão de festas, dos diferentes lugares, ao lado do altar, dois de cada lado, esperando pela imagem de Nossa Senhora que ficou colocada no centro, depois de uma vénia emocionante (com o inclinar dos andores) de cada um dos Santos e uma prolongada salva de palmas.

A igreja estava lindamente ornamentada com belos arranjos florais, engenho e arte da nossa querida conterrânea, florista Rosinha que tem loja comercial na Meadela.” Iris Alojadaflor”.

Também as bordadeiras de Cardielos quiseram prestar a sua homenagem a Nossa Senhora do Amparo, revestindo os altares com belas toalhas bordadas com o bordado típico de Cardielos, verdadeiras obras de arte, pela perfeição, minúcia e harmonia das cores, um trabalho que requer muito saber, muita paciência e muito tempo!

Os festejos de cariz exclusivamente religioso, dadas as circunstâncias impostas pela covid – 19, decorreram num ambiente de profunda Fé, Harmonia e União entre todos os paroquianos.

Todos consideramos que a Fé do Padre Tiago e a sua exortação permanente à oração e penitência tem sido um contributo valioso para o enriquecimento espiritual dos seus paroquianos e proximidade com Cristo e com os outros.

Por vezes, a algazarra, os fogos de artifício, o excesso do ruído da música as atrações e diversões, desviam-nos do essencial da nossa devoção nas festividades religiosas e profanas, eis um alerta colhido da pandemia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.