Carlos da Torre expõe desenhos na Galeria Barca D´Artes

Até 13 de janeiro, 27 desenhos digitais de Carlos da Torre estarão expostos na Galeria do Centro Cultural do Alto Minho, na rua dos Monjovos. A exposição “Coração para que te quero” apresenta trabalhos “espontâneos” e já percorreu outros espaços no Alto Minho e no Porto.

“São desenhos recentes, desenvolvidos durante poucos meses de 2018. Muitos deles foram sendo mostrados nas redes sociais logo após a sua criação. Não correspondem a um projeto temático intencional. Raramente responderam a estímulos exteriores claros. Poder-se-á dizer que vão acontecendo no seu próprio mundo. Esta espontaneidade tem sido algo comum em mim neste tipo de trabalho. Na linguagem plástica são utilizados recursos mínimos”, refere o autor.

Os desenhos são feitos a preto e branco e Carlos da Torre explica a razão: “Talvez porque essa relação de grande contraste potencie múltiplas sugestões de formas com uma imensa liberdade na criação e na leitura dos trabalhos. Embora, confesso, que sempre me senti seduzido por essa relação mais básica do preto com o branco. Foi a linguagem que assumi logo no primeiro conjunto de trabalhos que expus individualmente, a primeira vez que o fiz, há 30 anos. Na altura utilizando como recurso a tinta da china. Ato praticamente isolado.

Durante essas três décadas trabalhei muito em design gráfico. Mas nesta área, fiz apenas algumas serigrafias e participei em exposições com outras pessoas. Individualmente só voltei a expor em 2015, com trabalhos desse mesmo ano, a série “Preto no branco e outros medos”. Entretanto voltei a fazê-lo em 2017… e agora”.

20
Os trabalhos já estiveram expostos na Casa do Marco, na Serra D´Arga e na sede da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.