Cartaz e programa das festas já foi apresentado

Realizou-se no passado dia 02 de junho, a apresentação pública do cartaz e programa das Festas da Meadela 2023 em honra da padroeira Santa Cristina, cujos dias principais terão lugar nos dias 04, 05 e 06 de agosto.

Como habitualmente, o evento decorreu na Quinta da Presa, com início pelas 19 horas e contou com a presença de muitos convidados e da comunicação social, a quem de um modo particular, este evento era destinado.

Constituíram a mesa do evento, a Dr.ª Flora Silva, presidente da Assembleia Municipal e em representação da Câmara Municipal; Rui Viana, em representação da União de Freguesias; Cândido Carvalho, em representação da Assembleia de Freguesia, Monsenhor Manuel José Vilar, pároco e presidente da Assembleia-geral das Festas; António Fernandes, presidente da Comissão de Festas e Manuela Martins, secretária da Comissão de Festas. 

De entre os vários convidados presentes, estiveram vários elementos do executivo da União de Freguesias, todos os elementos da Comissão de Festas, presidentes de várias instituições da freguesia: presidente da Associação de Moradores de Portuzelo; Chefe dos Escuteiros e Chefe das Guias; presidente da Associação de Dadores de Sangue da Meadela; diretor do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela; diretora da Ronda Típica da Meadela; presidente da ACEP-Associação Cultural e de Educação Popular; presidente da Comissão de Festas de Santa Marta de Portuzelo, entre muitos outros convidados.

A sessão iniciou-se com a intervenção do presidente da Comissão de Festas, António Fernandes, que começou por agradecer a presença de todos os convidados, lembrando as entidades que constituíam a mesa, em seguida  dirigiu-se aos representantes de todas as associações da freguesia, congratulando-se com a sua presença. Saudou, de um modo particular, a Câmara Municipal, ali representada pela Dr.ª Flora Silva e a União de Freguesias, representada por Rui Viana em representação da presidente Dr.ª Helena Brito, referindo que sem a colaboração e apoio destas entidades as festas não seriam possíveis. 

Depois teve palavras de reconhecimento para com todos os membros da Direção e Assembleia-geral da Comissão de Festas, sem os quais não seria possível levar a bom porto o projeto delineado pela direção da Comissão de Festas, em estreito diálogo com todos os que fazem parte da Comissão de Festas, referindo que só em união de esforços é possível levar a bom porto este projeto. 

Teve ainda palavras de especial agradecimento para com a comunicação social, presente, referindo que aquele evento lhes era especialmente dedicado e de quem disse se esperar a melhor divulgação destas festas.

O mesmo referiu que o culto a Santa Cristina, de acordo com o Livro “Meadela Histórica”, de Almeida Fernandes, remonta a meados do século XII, sendo o ano 1136 referenciado como a criação da paróquia de Meadela, anterior à nacionalidade, lembrando que o atual modelo das festas nasceu em 1957 por iniciativa de um grupo de meadelenses, projeto que as várias direções tem dado continuidade e melhorado ao longo dos anos.

Seguiu-se o descerramento do cartaz das festas da Meadela 2023, tendo a secretária da direção, Manuela Martins, depois de saudar todos os presentes e de vincar que o objetivo principal das festas é o de manter vivas as nossas tradições, passou a ler uma descrição enviada pelo autor, Pedro Silva, ausente no estrangeiro, em que refere: “o cartaz deste ano, com uma imagem bastante diferente do que tem sido habitual, faz referência ao sagrado da festa,  sendo escolhido uma modelo que enverga o traje de mordoma mais adequado para a celebração religiosa.  No plano principal está a Catarina, mordoma do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, e de fundo, desvanecido, temos o altar da igreja, onde está Santa Cristina, padroeira da Meadela”.

O design do cartaz incorpora uma moldura cujo objetivo é dar profundidade ao cartaz e fazer uma distinção dos diferentes planos. A harmonia das cores é conseguida através do escuro do traje, o roxo do lenço e o dourado do altar que combinam com o branco das letras e da moldura, obtendo o resultado final do cartaz.

Em seguida, o presidente das Festas, António Fernandes, retomou a palavra para apresentar o programa das festas 2023, que naturalmente contempla, no geral, os números dos anos anteriores, de que destacamos: No dia 24 de julho, dia Litúrgico de Santa Cristina, às 18h30, será celebrada uma Eucaristia solene em honra de Santa Cristina. 

No dia 28 de julho, “29.º Ciclo de Colóquios- Meadela a pensar a comunidade” e no dia 31 de julho terá inicio a “26.ª Semana da Cultura” que é uma realização da Ronda Típica da Meadela, em colaboração com a Comissão de Festas e que se prolongará até 03 de agosto. 

Na sexta-feira, dia 04 de agosto, às 9h30,  visita da mordomia à cidade e à noite, pelas 22h, espectáculo com conjunto musical Arco Íris.

No dia 05 de agosto, sábado, o destaque vai para a realização do Cortejo Meadela 2023 – “Reviver as Tradições”. À noite, pelas 22h, 62.º Festival de Folclore da Meadela,  numa organização da Ronda Típica da Meadela e no final grande sessão de fogo de artifício, a que seguirá animação com Dj, especialmente  destinado à  juventude, no mesmo espaço do “Arraial Interassociativo”.

No domingo, dia 07 de agosto, o ponto alto será a Eucaristia solene em honra da padroeira, às 10h30, transmitida pela Viana TV e às 17h, a majestosa Procissão de Santa Cristina. À noite, concertos musicais e sempre um ponto alto da despedida das bandas, fechando com um espetáculo de pirotecnia que encerrará as festas 2023.

Apresentado o programa das festas, seguiram-se várias intervenções, começando no uso da palavra o representante da autarquia Rui Viana que focou a sua intervenção no apoio da União de Freguesias à Comissão de Festas, considerando ser a autarquia um parceiro importante da Comissão de Festas, e terminou louvando o trabalho da Comissão, a quem desejou os maiores êxitos.

Na mesma linha, usou da palavra o representante da Assembleia de Freguesia, Cândido Carvalho, que saudou os presentes e a Comissão de Festas e deixou o apoio da Assembleia à realização destas festas tradicionais.

Seguiu-se, no uso da palavra, a Dr.ª Flora Silva, começando por justificar a ausência do presidente da Câmara, arquiteto Luís Nobre, dando em seguida os parabéns à Comissão de Festas, referindo que os jovens parecem ausentes, mas quando forem chamados estarão recetivos, porque nas suas casas as festas estiveram sempre presentes.  Sem memória não há história, sem história não há memória. Um dia vão tomar consciência de que todos os meios são importantes, mas o mais importante são os amigos. Depois de um tempo em que tudo parecia desmoronar-se, eis que tudo ressurge com ainda mais vigor, os fatos, os grupos folclóricos, etc. A Meadela e Santa Marta são as Festas/Romarias que fazem brilhar a Senhora d’Agonia.

Por fim, usou da palavra o pároco, Monsenhor Manuel Vilar, que saudou todos os presentes, tendo palavras de gratidão a toda a Comissão de Festas e para com todos aqueles que colaboram com as festas e de um modo especial às entidades oficiais: Câmara Municipal e União de Freguesias, e concluiu: hoje abraçar um projeto como este, que tem elevados custos não é fácil, os mais novos não agarram muito, estão mais ligados ao virtual, mas só a presença das pessoas é que nos dá a garantia do seu comprometimento e compromisso. 

Seguiu-se um verde de honra.  

Nota: O programa detalhado das festas será publicado, na íntegra, na semana que antecede o início das festas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.