Três jovens artistas vianenses decidiram criar uma residência artística no centro comercial 1.º de Maio em três fins de semana diferentes, de maio a julho. O primeiro aconteceu no último sábado, dia 14 de maio, com a inauguração de uma galeria de arte, uma conversa informal e concertos na praça.
“Fomos todos estudar para fora e, de repente, tínhamos uma atividade cultural intensa e com a pandemia fomos obrigados a regressar e começámos a perceber que aqui [Viana do Castelo] há potencial para também implementar um projeto deste género”, referia Rafaela Fernandes. Acrescentando que “a idealização do projeto” iniciou-se antes de pensarem em candidatarem-se ao Viana Jovens com Talento, que venceram em 2021.
Miguel Oliveira foi um dos mentores da ideia. “Quando estava a terminar a minha licenciatura cederam-me um estúdio que existe numa das lojas do centro comercial e comecei a andar pelo espaço e lembrei-me da ideia de fazermos algo aqui em Viana”. Os jovens lembram o centro comercial da Cedofeita, que está cedido a artistas. “Nós vimos que, por exemplo no Porto e em, Lisboa, estes centros comercais muito típicos de uma época estão a ser explorados para centros artísticos, com rendas simbólicas…”, revela Gil Monteverde.
Os jovens defendem que a cultura deve estar inserida na comunidade, nesse sentido desafiam a Câmara Municipal a implementar no centro comercial 1.º de Maio um espaço para os artistas vianenses e não o Matadouro Municipal, como foi prometido em campanha eleitoral.
“É insustentável até do ponto de vista financeiro ser artista em Viana. Não há como fugir a isso. Eu quero dar um concerto e não há espaço aqui, a menos que já tenha uma banda conhecida. E não há forma de crescermos como artistas”, salienta Miguel Oliveira.
Os vencedores do concurso Viana Jovens com Talento em 2021 tiveram ainda de recorrer a um apoio da DGARTES e a um crowdfunding, que ainda decorre. De 10 a 12 de junho, a arte regressa ao centro comercial e o projeto Andaime prolonga-se também em 29 a 31 de julho, com exposições, concertos, conversas, exibição de filmes e outras iniciativas culturais.