Cerca de 300 pessoas de Subportela, em Viana do Castelo, participaram, no último domingo, na homenagem de apoio ao pároco da freguesia que, este mês, foi impedido pelos fiéis de Santa Leocádia de Geraz do Lima de tomar posse daquela paróquia.
Em nota enviada à Lusa, a organização da homenagem ao padre Adão Lima explicou que a comunidade paroquial decidiu “unir-se para celebrar e agradecer ao padre Adão Lima pelos 17 anos como pároco” em que, além da “obra distinta” que “ergueu” naquela zona, criou “emprego a 58 pessoas”.
O padre Adão Lima é pároco nas paróquias de Deão e Subportela. O impasse na tomada de posse do padre na paróquia de Santa Leocadia de Geraz do Lima arrasta-se desde maio de 2019 na sequência da morte do anterior, João Cunha, e da nomeação, pela diocese, do sucessor, o padre Adão Lima.
No domingo, um grupo de paroquianos de Subportela preparou uma homenagem “surpresa” ao padre Adão Lima. Constituído por cerca de 10 paroquianos de Subportela recordou que, “em 17 anos, o padre Adão Lima, ergueu, com a população, o centro social paroquial de Deão e o centro social e paroquial de Subportela”.
“Os centros de dia, os serviços de apoio domiciliário e a estrutura residencial para pessoas idosas, dão respostas a 170 pessoas idosas de Deão, Subportela, Santa Leocádia, Santa Maria e Moreira de Geraz do Lima, Deocriste, Barroselas, Portela Susã, Vila Franca, Mujães, Mazarefes, Lanheses”.
A organização adiantou que “também a creche, em Deão, acolhe 30 crianças”.