Cerca de 80 por cento de lojas da cidade encerradas

Cerca de 80% das 600 lojas comerciais instaladas na área urbana de Viana do Castelo fecharam portas por causa da pandemia de Covid-19.

Contactado pela Lusa, o presidente da Associação Empresarial (AEVC), Manuel Cunha Júnior, adiantou que “aquela estimativa resulta do levantamento que está a ser feito junto do comércio, cafés e restauração na cidade de Viana do Castelo”.

Segundo o presidente da AEVC, “o tecido empresarial instalado em todo o concelho de Viana do Castelo integra cerca de 3.400 empresas, perto de 1.000 dos setores de hotelaria, restauração e similares”. “No concelho de Viana do Castelo cerca de 70% das empresas já decidiram encerrar por causa da pandemia de Covid-19”, especificou.

Relativamente a processos de ‘layoff’ (redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho efetuada por iniciativa das empresas, durante um determinado tempo), o responsável adiantou que “há muitas dúvidas porque todos os dias surge nova informação”. Nos outros estabelecimentos, o acesso está a ser condicionado no número de clientes que entram, a fim de evitar aglomerações excessivas, bem como, em muitos casos, o atendimento à porta.

Também há dificuldade de acesso a produtos de desinfeção, como álcool gel, mesmo nas empresas.

O Crédito Agrícola do Noroeste decidiu mesmo encerrar agências em V. P. Âncora, Castelo do Neiva e S. Martinho da Gandra por tempo indeterminado. Também no Estação Shopping, os lojistas foram autorizados a encerrar, como alguns reclamavam.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.