Está patente no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, até dia 25 de julho, a exposição “Circum- -navegando …do local ao global – Ligar mundos através do Oceano”. A Direção Regional da Cultura do Norte, promovida em colaboração com os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, V. N. Gaia, Espinho, Ponte da Barca e Sabrosa, coordena uma exposição polinucleada com o intuito de se associar ao ciclo evocativo/ comemorativo e reforçar a duradoura relevância da Volta ao Mundo de Fernão de Magalhães.
No contexto deste evento comemorativo, o Município de Viana do Castelo apresenta o tema “Circum-navegando …do local ao global – Ligar mundos através do Oceano. – Modelos de arquitetura e urbanismo em circulação”.
Nesta mostra estão patentes diversas obras de arte pertencentes ao acervo do Museu de Artes Decorativas e do acervo do Arquivo Municipal de Viana do Castelo que demonstram o desenvolvimento arquitetónico e urbanístico de Viana a partir da sua fundação e da sua ligação à expansão marítima que promoveu o aparecimento de uma riqueza associada ao património edificado e ao desenvolvimento urbanístico que se foi estendendo desde do século XV ao século XVIII.
Recorde-se que entre 2019 e 2022 comemoram-se os 500 anos da realização da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre iniciada por Fernão de Magalhães e terminada por Sebastián Elcano.
A expedição é vista como fulcral para o encontro de civilizações e culturas a uma escala mundial.