Coligação PSD/CDS promove “Ser Autarca”

Depois do primeiro webinar do ciclo de conferências, a coligação PSD/CDS-PP de Viana do Castelo avança já esta quinta-feira, dia 06, pelas 21h30, com a conferência “Ser Autarca”.

Daniel Campelo, ex-presidente da Câmara de Ponte de Lima e ex-secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; Hélder Silva, presidente dos Autarcas Sociais Democratas e presidente da Câmara Municipal de Mafra; Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de V. N. Famalicão e ex-presidente do Conselho Regional do Norte; Joaquim Viana da Rocha, ex-autarca de Carreço; Olegário Gonçalves, vereador na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; e António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção são os oradores desta segunda conferência online, que terá transmissão em live streaming a partir das páginas de Facebook do PSD e do CDS-PP de Viana do Castelo.
A conferência “Ser Autarca” terá como moderador o deputado à Assembleia da República, pelo PSD, Eduardo Teixeira.

“A IMPORTÂNCIA DO SETOR SOCIAL EM VIANA DO CASTELO”
Mais de duas mil pessoas terão assistido, no passado mês, ao primeiro webinar do ciclo de conferências promovido pela coligação PSD/CDS-PP de Viana do Castelo. Mota Soares, ex-ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social; Jorge Viana, presidente da Methamorphys; José Calçada, sociólogo e coordenador de respostas; e Tiago Castro, presidente da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo foram os oradores desta primeira conferência online.

Tiago Castro fez uma breve apresentação relativa à instituição, à sua missão e projetos. Assim como sublinhou algumas das suas preocupações e desafios relativos à autonomização dos jovens da instituição, bem como a intenção de “ser uma instituição acolhedora das famílias”.

Jorge Viana mencionou o trabalho e projetos da instituição. Aproveitou para agradecer a Mota Soares ter contribuído para a abertura desta instituição, quando este exerceu o cargo de ministro da Segurança Social, bem como, agradecer a Eduardo Teixeira o apoio que este tem vindo a prestar a esta instituição relativo às equipas de rua. “Não conseguimos ver o acolhimento e o trabalho com os sem-abrigo sem um projeto de vida e também rapidamente percebemos que a saúde mental e a condição de sem-abrigo estão muito ligadas uma à outra e, por conseguinte, no Alto Minho está tudo por fazer”, mencionou.

José Calçada apresentou um estudo relativo às transformações da realidade social de Viana do Castelo desde 1800 até aos Censos 2011, acompanhando as estatísticas demográficas e multissetoriais até 2020. José Calçada revelou-se preocupado com a saída dos jovens dos meios rurais para as cidades e do país para o estrangeiro. “Para fixar os jovens é preciso implementar políticas que promovam uma vida com qualidade”, frisou. “O índice de envelhecimento em Viana é elevado, superior à média nacional, sendo de 26%”, revelou.

Mota Soares começou a sua intervenção mostrando que conhece a capacidade que Eduardo Teixeira tem “de olhar para o setor social”. Prosseguiu, dizendo que, “o Estado central não pode abdicar, certamente, das suas responsabilidades e não pode deixar cair os sistemas sociais”. A conferência teve como moderador o deputado à Assembleia da República, pelo PSD, Eduardo Teixeira.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.