Coligação PSD/CDS promove webinar

Depois do primeiro webinar do ciclo de conferências promovido pela Coligação PSD/CDS-PP de Viana do Castelo, decorreu a conferência “Ser Autarca” através da plataforma Facebook.

A iniciativa, ocorrida na última quinta-feira, visou ouvir autarcas e ex-autarcas, instituições e demais entidades do concelho e do Alto Minho e pretendeu promover uma reflexão sobre os variados temas que são chamados às competências das autarquias, refletir sobre o perfil e a missão do autarca e do poder local, bem como desafios inerentes.

António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção recordou que já passou pelo “sabor da derrota e pelo sabor da vitória”. Um autarca está sempre a trabalhar”, confessou. Relativamente à duração dos mandatos “acho que devemos passar de quatro para cinco anos de mandato e reduzir de três para dois mandatos”, sendo esta uma das preocupações apontadas por António Barbosa.

Paulo Cunha, presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão disse que “a comunidade espera muito de nós, cada vez mais”. Na opinião de Paulo Cunha talvez seja este um dos maiores desafios dos autarcas”, apontou.

Para Eduardo Teixeira, o moderador da conferência, “os autarcas são sempre aqueles que estão na primeira linha do combate e na defesa das suas regiões, dos seus municípios”.
Joaquim Viana da Rocha expôs parte da sua experiência enquanto ex-presidente da Junta da Freguesia de Carreço. O ex-autarca foi presidente de Junta durante 30 anos. Viana da Rocha revelou algumas das suas maiores dificuldades e conquistas na política. “Um presidente da Junta é um parente pobre da política autárquica”, revelou.

Olegário Gonçalves, vereador na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, confessou que “como vereadores estamos para resolver problemas mas também somos a cara do presidente da Câmara”. E avisou “temos que estar muito atentos e entender o que as pessoas pretendem”.

Para Daniel Campelo, ex-presidente da autarquia de Ponte de Lima e ex-secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural devia haver uma formação para ser autarca. “Ser autarca é ter a capacidade de pensar, de ouvir e de ser humilde”, mencionou.

Hélder Silva, presidente dos Autarcas Social Democratas e presidente da Câmara Municipal de Mafra, com experiência de 16 anos como autarca, apontou três grandes desafios para os autarcas atuais: o desafio da descentralização, o Plano da Recuperação e Resiliência e a Renovação dos Quadros e o Conceito do Autarca do Século XXI.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.