Na freguesia de Deão, semana após semana, sucedem-se os episódios do acumular de círios, junto ao nicho que se encontra no edifício do Pavilhão Gimnodesportivo da freguesia de Deão. Um retrato infeliz que nada condiz com a beleza da freguesia. Não é esta a imagem que desejamos para Deão.
Comportamentos reprováveis. Precisamos de cidadania ativa, mas não destrutiva. Falham as pessoas e os responsáveis pelo brio e manutenção das vias públicas.
Bem sabemos que o problema da falta da cidadania não se resolve com a celeridade que desejamos, mas também não podemos manter estes episódios.
No caso concreto, sendo um caso repetitivo, seria aconselhável a colocação de um depósito (ciriões) de círios e velas, de forma a serem recolhidos, separados e valorizados posteriormente.
Promover o devido encaminhamento destes componentes, reduzindo a sua exposição na via pública, contribuindo para um ambiente mais sustentável e com a respetiva valorização da cera. E claro, contribuindo para a manutenção da nossa bela freguesia, que bem merece quem cuidemos, preservemos e valorizemos.