O Grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa, vai organizar no próximo sábado, dia 30 de abril, às 16h, nas instalações da Sociedade de Instrução e Recreio, Social Areosense em Areosa, o colóquio: FOLKLORE 2.0, inserido nas comemorações do seu 10.º aniversário.
Este evento surge numa altura em que os grupos folclóricos e outras associações culturais lutam por regressar à normalidade, sendo esta a altura certa para discutir entre todos, o futuro do folclore em Portugal.
O nome FOLKLORE 2.0 surge no sentido do desenvolvimento do novo folclore, do futuro, do folclore pós-pandemia, sendo que este grupo pretende trazer à discussão o pré, durante e pós-pandemia, falando de facilidades e dificuldades, convidando “pessoas do meio para ajudar a responder à questão simples de como veremos o futuro, e podermos reinventar o folclore daqui para a frente”, revela fonte da organização.
Pretende este grupo juntar neste evento organizações como o CIOFF® Portugal e a Federação do Folclore Português que contactam com os grupos folclóricos e ainda outras entidades basilares para a sustentabilidade destas associações para expor como encaram o presente e futuro dos festivais de folclore (nacionais e internacionais), bem como o presente e futuro dos grupos folclóricos depois da pausa forçada motivada pela pandemia.
Será ainda discutido neste evento como as autarquias locais e associações promotoras de eventos pretendem apoiar os grupos folclóricos neste regresso à normalidade e perceber as dificuldades sentidas na organização de eventos em plena pandemia e quais as aprendizagens/inovações retiradas dessas dificuldades sentidas que serão aplicadas em futuras edições de outros eventos a promover, percebendo ainda de que forma os grupos folclóricos serão envolvidos e/ou poderão ajudar.
Por último, será promovida uma mesa redonda no final do colóquio, na qual alguns convidados de grupos folclóricos e outras associações apresentarão as atividades elaboradas ao longo destes anos de paragem forçada, apresentando os seus projetos com ideias reinventadas, realçando as dificuldades sentidas e aprendizagens retiradas para o futuro através das iniciativas que foram promovendo, não se rendendo às circunstâncias adversas.
Todos os grupos folclóricos de Viana do Castelo, associações culturais, autarquias e associações promotoras de eventos, terão um papel fundamental no folclore pós-pandemia, sendo importante discutir o futuro do movimento folclórico em Portugal.
A participação neste coloquio é gratuita, mediante inscrição prévia através de email a enviar para o grupo Etnofolclórico “RENASCER” de Areosa.