Comandante Manuel Martins palestrou sobre “Viana e a pesca do bacalhau”

O

 tema é vasto e aliciante, particularmente para quem viveu a pesca do “fiel amigo” e tem uma intensa vida de Mar. E, nestas condições muito especiais, temos o Comandante Manuel Martins, regular colaborador do nosso jornal.

No passado sábado, dia 02, no navio Gil Eanes, com o auditório lotado, do assunto, abundantemente, Manuel Martins falou. Da sua longa conversa com quem o ouvia há aspetos que, pela sua curiosidade, devem ser salientados. Registe-se alguns: O «fiel amigo» é apreciado pelos portugueses desde tempos imemoriais, disse Martins. Ao que lhe parece, o gosto pelo bacalhau tem a sua origem nas trocas comerciais com os nórdicos. Este interesse dos nossos antepassados por este saboroso peixe era tal que o rei D. Pedro I estabeleceu em 1353 um convénio com o rei Eduardo II de Inglaterra, válido por 50 anos, permitindo aos pescadores de Lisboa e do Porto pescarem nas águas inglesas onde ele era abundante.

Segundo Fernandes Moreira, no livro «Os vianenses na construção do Novo Mundo», em Viana, em 1577, chegaram a descarregar três dezenas de navios com bacalhau verde proveniente da Terra Nova, que era comercializado dentro da vila, deixando maus cheiros, merecedores do descontentamento dos habitantes, ao ponto de passar a ser proibida a venda e armazenamento de bacalhau verde dentro do perímetro urbano, atestou Manuel Martins.

O discurso foi longo e saboroso, tal com o bacalhau cozinhado entre nós das mais variadas formas, por isso, dele, provavelmente, será dado conhecimento público na íntegra, mas, para já, fica mais este apontamento: “Viana não foi à pesca do bacalhau durante mais de 300 anos, tradição que veio a retomar no século XX. E não se pode falar da pesca do bacalhau em Viana do Castelo sem lembrar a memória de dois homens: foram eles o conselheiro Gaspar Teixeira de Queirós Coelho de Castro e Vasconcelos e João Alves Cerqueira. Ambos se dedicaram ao desenvolvimento e progresso de Viana do Castelo no século XX. Ambos, em momentos diferentes, impulsionaram a criação e desenvolvimento da indústria de pesca do bacalhau, a indústria de construção naval e o desenvolvimento do porto”. 

Felicitamos o Ccomandante Manuel Martins por tão brilhante comunicação sobre um tema histórico e empolgante para Viana do Castelo e os vianenses.  

GFM

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.