No domingo, dia 04 de setembro, às 10h30, teve lugar na igreja paroquial a celebração de uma Missa em sufrágio pelos elementos da Comissão de Festas já falecidos, a que assistiu grande parte da Comissão de Festas e a sua Direção.
Finda a Eucaristia, acompanhada pelo pároco, reverendo Monsenhor Vilar, a Comissão de Festas, foi em Romagem ao Cemitério Paroquial, onde o Monsenhor Vilar, proferiu uma pequena celebração em homenagem aos elementos da Comissão de Festas falecidos e finda a qual o presidente da Comissão, colocou uma coroa de flores no túmulo aos mortos existentes no nosso cemitério.
Assembleia geral da Comissão de Festas
A Comissão de Festas em honra de Santa Cristina realiza no próximo dia 30 de setembro uma Assembleia Geral, para apresentação de contas do exercício das Festas 2022.
Com a apresentação e aprovação das contas, terminará o mandato de dois anos , pelo que na próxima Assembleia, será marcada uma Assembleia Geral, para a eleição de novo presidente, que posteriormente formará a nova Direção.
Balanço
A Comissão de Festas em honra de Santa Cristina realizou no passado dia 09 de setembro, pelas 21h30 na sua sede, sita na rua de Santa Cristina, uma reunião da Assembleia Geral, para avaliação do modo como decorreram as festas 2022, cujos dias principais tiveram lugar de 05 a 08 de agosto findo, com uma maior frequência de público em comparação com os anos anteriores à pandemia.
Após dois anos de interregno, devido à Covid-19, a avaliação é positiva e pode concluir-se que neste reinício as festas correram globalmente bem, atingindo o brilho a que a Comissão se propôs, conseguido, graças à colaboração e dedicação de toda a Comissão e de muitos colaboradores, que com alegria e sentido de serviço à comunidade, participou e deu corpo aos vários números das festas e de um modo especial ao “Desfile/Cortejo Meadela 2022”, que apesar da sua mais reduzida dimensão, este ano pelas razões já referidas noutros trabalhos, envolveu muita gente generosa; dando o seu melhor, com uma alegria e entusiasmo contagiante, contribuindo para o sucesso de cada número das festas.
Também a Procissão em honra de Santa Cristina envolveu muita gente generosa; quer pegando aos andores, figurado, bandeiras, pálio, ou noutras tarefas, não regateando sacrifício e eventuais dificuldades.
A todos, aos membros da Comissão de Festas deixa um agradecimento, envolvendo neste âmbito o Reverendo Monsenhor Vilar, nosso pároco, toda a paróquia e seus movimentos; grupos de Jovens, todas as Associações da Freguesia, incluindo o Grupo Desportivo da Meadela, os Dadores de Sangue, Associações de Moradores, Grupos Folclóricos, Escuteiros, Companhia de Guias, União de Freguesias, Câmara Municipal e Serviços Municipalizados, empresas e comércio local que patrocinaram as Festas, no Livro das Festas ou em publicidade sonora e aquelas, todos os meadelenses naturais ou residentes, que generosamente para elas contribuíram e finalmente a nossa gratidão a todos quantos, por amor à Meadela e às suas tradições, de algum modo contribuíram para a realização destas festas.
Cabe ainda uma palavra de gratidão para com toda a Comissão de Festas que não se poupou a esforços para que tudo se realizasse conforme o previsto, trabalhando um ano inteiro e particularmente nas semanas mais próximas e nos dias de festas. Só assim é possível.