Construção de Centro de Acolhimento Temporário para animais de companhia

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou, no passado dia 13 de julho, a consignação que permite avançar com a construção de um Centro de Acolhimento Temporário para Animais de Companhia, num terreno com 4.070m2, na rua da Portela, em Cardielos.

No edifício será instalado o balcão de atendimento, sanitários públicos, sala de reuniões e corredor para as divisões interiores. A poente localizam-se os balneários do pessoal e uma pequena copa, bem como uma área técnica acessível pelo exterior.

Do lado nascente foram aglomeradas as funções de triagem, médicas veterinárias e higiene animal. Na zona posterior, ficam a cozinha de alimentação animal, o armazém de alimentos e material, a lavandaria e a zona técnica. O Edifício Quarentena/Emergência fica a nascente do Edifício Principal, junto das funções médico veterinárias para potenciar esta sinergia. É composto por um cela semicircular e quatro celas com condições térmicas.

Segundo informações da Sr.ª vereadora, Dr.ª Carlota Borges “este centro foi pensado para servir o concelho de Viana do Castelo. Embora exista o canil intermunicipal, este tem-se revelado insuficiente para responder a todas as solicitações do distrito. Existe efetivamente um aumento de animais de companhia nas famílias portuguesas. Infelizmente, alguns desses animais vão parar à rua e Viana do Castelo não é exceção. Apesar de existir uma boa relação e articulação entre o Município de Viana do Castelo e as associações do concelho, neste momento as associações existentes não têm conseguido dar resposta suficiente e não conseguem dar a resposta que um centro desta natureza poderá dar. Este centro será único no concelho e será gerido pelo município, mas contamos com associações que fazem neste momento recolha e acolhimento de animais domésticos, cães e gatos, também em parceria com o município – Gatos de Ninguém, Vila Animal e o grupo Resgate e Adoção Animal. A gestão será feita pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, mas sem nunca esquecer as pontes e parcerias estabelecidas ao longo dos anos com as associações do concelho. Neste novo espaço estará a nossa veterinária municipal, acompanhada por uma equipa. Vamos continuar o trabalho feito neste momento, como inoculação de vacinas, implantação de chips e tratamento animal. Consideramos que é um serviço imprescindível para o concelho e não temos qualquer dúvida de que nos irá ajudar na diminuição dos animais de rua, na esterilização e no acompanhamento de colónias (numa estreita parceria com as associações), no acompanhamento e recolha de animais que sejam maltratados, por exemplo.”

A empreitada está prevista começar até ao final do mês de agosto e tem um prazo de execução de 180 dias.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.