Conterrâneos homenageados

Dizem as más línguas que santos da terra não fazem milagres…. E em Subportela também se pensa dessa forma, raramente temos o ensejo de distinguir um dos nossos moradores como tendo feito, ou fazendo qualquer coisa que o distinga dos demais. Raramente valorizamos quem lá está, e só saindo do aconchego da terra é que demonstramos orgulho nos filhos da terra que por aí fora se vão destacando pelo seu trabalho, pelo seu esforço. 

Não os distinguimos nós, mas alguém reconhece o seu valor, todo o trabalho que foram desenvolvendo ajudando toda uma sociedade. A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a distinguir, por altura do seu aniversário, cidadãos e instituições, que, de alguma forma, sobressaíram dos demais, e é aqui, neste evento, que vemos o nome da freguesia ser ouvido, porque de Subportela também se tem distinguido personalidades.

Em 2019, recebeu o título de cidadão de honra da cidade de Viana do Castelo, Luís Belo, médico com trabalho prestigiante reconhecido pelos seus pares, e pela população em geral. 

Em 2021, recebe o título de cidadão de honra, Arménio Rego, Professor catedrático e Diretor do LEAD.Lab da Católica Porto Business School. Arménio Rego foi também reconhecido com uma Menção Honrosa, na edição 2021 do Prémio António Dornelas, pelo seu trabalho “Líderes ‘com os pés na terra’ – Liderados sem medo, equipas mais prósperas”. 

Mas Arménio Rego tem visto todo o seu trabalho reconhecido, com os diversos prémios que recebe ao longo da sua carreira académica.

Chegamos a 2022, Viana do Castelo festeja enquanto cidade, o seu 174.º aniversário. Com as restrições da pandemia Covid-19 a serem minoradas,  o Teatro Sá de Miranda acolheu os galardoados e familiares, que preenceram  as cadeiras, ouvindo-se peças musicais tocadas por músicos vianenses, antecedendo a entrega das menções honrosas. 

De Subportela sobe ao palco, para receber das mãos da vereadora Carlota Borges, Ilídio Gonçalves do Rego- cidadão de mérito do Município de Viana do Castelo pelos seus serviços de cidadania enquanto promotor da cultura vianense, membro associativo, e autarca.  

Está no seu sangue o amor à freguesia de Subportela, e muito do que é Subportela se deve a ele, tanto no seu trabalho de promoção cultural como autarca. É também um dos fundadores da Associação Subportela, que viu a luz do dia em 1981, tendo no seu historial um dos maiores encontros nacionais de jogos tradicionais. 

Foi também pela mão de Ilídio Rego, que o teatro tradicional revigorou e em 2014, na Aula Magna de Lisboa, ganhou o 1.º prémio de teatro amador. Faz atualmente parte do grupo de recolha e difusão de tradições musicais: Cantadeiras do Neiva. 

Foi, até outubro de 2021, autarca da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã. Tem diversos artigos escritos nos Cadernos Vianenses, e promete manter sempre Subportela no coração.

Mas não serão só estes os nomes que devem ser lembrados pela população de Subportela. Muitos já partiram, mas muitos ainda por cá andam e mereceriam o reconhecimento do seu povo, da sua terra. Mas pelos vistos, continuamos a achar: Que santos da terra não fazem milagres…

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.