O Crédito Agrícola (CA) posiciona-se favoravelmente no mercado nacional com um Rating de Risco ESG atribuído pela Sustainalytics de 20,0, considerado risco médio, muito próximo do nível de risco baixo. A Sustainalytics é uma agência independente de rating e análise de critérios de ESG e de Corporate Governance.
A avaliação atribuída neste estudo considera o grau de exposição da Organização a diferentes riscos de ESG (Environmental, Social e Governance), assim como a capacidade de gerir esses mesmos riscos. O Crédito Agrícola, como banco cooperativo de vocação regional, apresenta uma exposição a riscos ESG considerada média (35,0), abaixo da média do sector bancário global e da generalidade dos bancos nacionais.
O Crédito Agrícola, na análise da Sustainalytics, destaca-se pela positiva nos critérios relacionados com Ética (p.e. mecanismos de denúncia e políticas decompliance, anti-corrupção, anti-fraude) e governação, políticas, processos, análise de risco e transparência na disponibilização da Oferta bancária aos clientes.
O CA congratula-se com o resultado obtido, reconhecendo a margem de melhoria, nomeadamente ao nível do reforço da concessão de financiamento sustentável e da aposta numa cultura interna mais diversa, inclusiva e informada.