Dalila Martins homenageia Viana do Castelo

19 pinturas com motivos vianenses estão expostas na Fundação da Caixa Agrícola do Noroeste, na rua de Aveiro. A mostra da autoria de Dalila Martins incluiu a temática dos lenços dos namorados, do ouro, das contas de Viana, dos palmitos, do castelo e do coração vianense. A abertura oficial contou com a participação do grupo de janeiras do Sport Clube Vianense.

“Viana tem muito para trabalhar. É o ouro, as festas, e muitos outros temas. Já fiz uma exposição nos 750 anos de atribuição do Foral a Viana do Castelo, em 2008, no Santiago da Barra. E agora, quando se assinala o aniversário de elevação da cidade, decidi fazer novamente uma exposição de homenagem”, referia Dalila Martins.

António Cruz dizia, na abertura que aconteceu ao final da tarde de 18 de janeiro, que “esta é uma exposição alusiva a Viana. É extremamente importante ser nesta data [no dia 20 comemorava-se a elevação a cidade]”. Para o administrador da Fundação da Caixa Agrícola do Noroeste a mostra revelava “sensibilidade e um cruzamento de correntes”. “Vejo o vermelho que é fogo e vejo-o também na energia da Dalila”.

Apesar da pintura ter estado sempre presente na vida de Dalila Martins, apenas voltou a pintar com mais dedicação após a aposentação. “Eu dei prioridade à minha vida pessoal e profissional”, explica. Adiantando que quando terminou o curso em Belas Artes estava numa posição “ascendente”, contudo surge o casamento e dedica-se mais à família e ao ensino. Uma colega incentivou-a e voltou a pintar. “Eu gosto de trabalhar à noite e vou pintando quando há mais sossego”, salienta.

Os acrílicos sob tela, com técnica mista apresentam-se de “cores quentes” e podem ser apreciadas de segunda a sexta-feira, das 09h às 13h e das 14h às 18h.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.