Deputados do PSD querem conclusão de ligações transfronteiriças

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo asseveraram, esta semana, que irão novamente “reivindicar, na Assembleia da República, a conclusão das obras de ligação fronteiriça, exigidas pela região”. Em causa estão as ligações da IC-28 à fronteira da Madalena, com ligação a Ourense e a conclusão da A28 entre Vila Nova de Cerveira e a A3/Valença.

Esta questão tinha sido já levada ao parlamento pelos deputados, Emília Cerqueira, Jorge Mendes e Eduardo Teixeira, de forma a que estas questões ficassem como uma das conclusões do VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, realizado no passado mês de setembro.  Recentemente na Cimeira Ibérica a questão não foi abordada, uma decisão dos governos socialistas de Lisboa e Madrid.

“São obras que há muito a região espera e que são de extrema importância para a mobilidade e competitividade dos territórios e das empresas do Alto Minho”, referiram os deputados à margem da visita que fizeram àqueles vias nos concelhos de Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

Relembre-se que os autarcas destes dois últimos municípios emitiram recentemente um comunicado conjunto  pretendendo que o Governo inclua a ligação do IC-28 à Madalena, no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal como obra prioritária para alavancar as relações económicas e transfronteiriças e a atratividade dos municípios e da região.

Também o autarca de V. N. Cerveira referiu a urgência do prolongamento da A28 até Valença, “como forma de aliviar o tráfego, especialmente de veículos pesados de mercadorias que transitam na EN13”.

“Todos nós precisamos de vias de comunicação que facilitem a nossa mobilidade e o desenvolvimento económico da região”, referiu a propósito o autarca de Valença.
M.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.