Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo asseveraram, esta semana, que irão novamente “reivindicar, na Assembleia da República, a conclusão das obras de ligação fronteiriça, exigidas pela região”. Em causa estão as ligações da IC-28 à fronteira da Madalena, com ligação a Ourense e a conclusão da A28 entre Vila Nova de Cerveira e a A3/Valença.
Esta questão tinha sido já levada ao parlamento pelos deputados, Emília Cerqueira, Jorge Mendes e Eduardo Teixeira, de forma a que estas questões ficassem como uma das conclusões do VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, realizado no passado mês de setembro. Recentemente na Cimeira Ibérica a questão não foi abordada, uma decisão dos governos socialistas de Lisboa e Madrid.
“São obras que há muito a região espera e que são de extrema importância para a mobilidade e competitividade dos territórios e das empresas do Alto Minho”, referiram os deputados à margem da visita que fizeram àqueles vias nos concelhos de Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.
Relembre-se que os autarcas destes dois últimos municípios emitiram recentemente um comunicado conjunto pretendendo que o Governo inclua a ligação do IC-28 à Madalena, no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal como obra prioritária para alavancar as relações económicas e transfronteiriças e a atratividade dos municípios e da região.
Também o autarca de V. N. Cerveira referiu a urgência do prolongamento da A28 até Valença, “como forma de aliviar o tráfego, especialmente de veículos pesados de mercadorias que transitam na EN13”.
“Todos nós precisamos de vias de comunicação que facilitem a nossa mobilidade e o desenvolvimento económico da região”, referiu a propósito o autarca de Valença.
M.