Voltar a fazer o que não se fazia há algum tempo. Arrancou esta semana a 3.ª fase do desconfinamento; deste modo passou a ser possível ir (com limitações) a um restaurante, ao cinema, ao teatro, ao centro comercial e as aulas no secundário e no superior regressaram ao modo presencial. Também voltou o futebol nos escalões de formação.
Todavia, no interior dos restaurantes, cafés e pastelarias, há a limitação a grupos de quatro clientes. Mantém-se o serviço já autorizado nas esplanadas, mas agora com um limite de seis pessoas. Em qualquer das situações, só é permitido o retirar da máscara no momento do consumo.
Reabriram vários serviços que estiveram fechados nos últimos dois meses. Ficaram de fora apenas 10 concelhos com maior incidência de casos de Covid-19 que se mantêm na 2.ª fase ou retrocederem para a 1.ª. Nenhum na região Norte.
O plano de desconfinamento prevê quatro etapas de abertura. A última acontecerá a 03 de maio
Segundo o último boletim epidemiológico da ULSAM, Viana do Castelo tem 57 casos ativos de covid – 19. Desde o início da pandemia, registaram-se no concelho 5 860 casos e 112 óbitos.