Os eventos desportivos na cidade sucedem-se, ganham relevância e cartaz nacional. O Centro Cultural de Viana é uma peça instrumental do novo fomento desportivo municipal, com condições técnicas e requisitos específicos para acolher provas e eventos de diversas modalidades, e ao propiciar confortáveis e seguras instalações para o público mais exigente. A sua polivalência é uma importante mais-valia para a cidade. Nesta semana, tivemos seleções nacionais de voleibol ali instaladas, a disputar competições internacionais.
A seleção portuguesa feminina de voleibol venceu na negra a Estónia por 3–2, no arranque da primeira jornada da Silver League Europeia (ESL), no Centro Cultural de Viana do Castelo. Segue-se a Eslovénia, no mesmo espaço. Um começo promissor das moças portuguesas inspiradas pelos encantos do Lima!
Portugal bate a Eslováquia por 3–0, no Centro Cultural de Viana, na 2.ª jornada da “pool” A da Golden League Europeia de voleibol masculinos. Com novo treinador, a seleção nacional quer chegar à “Final Four” que se disputará na Croácia. Voleibol de alto nível assenta arraiais em Viana!
Campeão Nacional de Juniores B (Sub-21) masculinos, para o Voleibol Clube de Viana, frente ao Ala N’A Gondomar, no CCViana. Na negra, os vianenses levaram a melhor e para o ano disputarão a 1.ª divisão deste escalão. Estes jovens escrevem a história do melhor desporto que por Viana se pratica!
A bater a bola na mesa há vinte anos, o Centro Recreativo e Cultural das Neves alcançou a manutenção no Campeonato Nacional da II Divisão de Ténis de Mesa ao ficar em 5.º lugar. — “A melhor classificação de sempre” da equipa vianense. Uma modalidade resistente para tão parco apoio existente!
Na água, Viana é uma nação, e o Darque Kayak Clube de Viana venceu a 1.ª etapa do campeonato nacional de esperanças de slalom e lideram provisoriamente a disputa para atribuição do título nacional. Ao todo conquistaram 14 medalhas nacionais. Não metem água… nem envergonham ninguém e ainda ganham medalhas!
Medalha de ouro e prata para Sérgio Maciel, o canoísta de Viana, em representação da seleção nacional. O melhor dos cinco portugueses na etapa de Praga da Taça do Mundo de Maratona, ao vencer a prova de C1 Sénior Short-Race e segundo na Long-Race, na República Checa. Um soberbo campeão a cintilar os seus talentos!
Francisco Santos, outro vianense na Taça do Mundo de Maratona em Praga, conquista a medalha de prata em K1 Júnior. Uma promessa a revelar-se e já a subir ao pódio internacional!
Finalíssima é o que o Desportivo de Monção e o Atlético dos Arcos vão disputar para apurar o campeão da I Divisão AFVC. Com as duas equipas com 44 pontos, os regulamentos da AFVC preveem a disputa de uma finalíssima. Empatados até ao fim, também vão à negra!
Encestar a bola é a arte das basquetebolistas, e o CP Lanheses e Barca BC estão na final da Taça do Minho de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo/AB Braga. Duas equipas do Alto-Minho fizeram valer os seus trunfos em todo o Minho!
A nova equipa de motociclismo de alta competição DSS RACING TEAM, foi oficialmente apresentada à Cidade Europeia do Desporto 2023. O vianense Márcio Marques juntou-se a Alexandre Laranjeira (campeão nacional de SBK) e outros três especialistas, para competirem no campeonato nacional com o patrocínio do município. As duas rodas a ganharem visibilidade em Viana do Castelo!
O Comité Olímpico Português convocou a nadadora Ana Pinho Rodrigues e a esgrimista Carolina Oliveira, ambas vianenses da Escola Desportiva de Viana, para representarem a EQUIPA PORTUGAL, nos JOGOS DO MEDITERRÂNEO ORAN 2022, competição que decorrerá na Argélia. Duas jovens campeãs de Viana, orgulho da EDV, a vestirem a camisola das quinas!
Martim Neto, futebolista júnior natural de Viana do Castelo, campeão nacional no plantel do SL Benfica, conquistou recentemente a UEFA YOUTH LEAGUE, ao serviço dos Sub-19. Mais um jovem talentoso da “incubadora” vianesa!
Kung Fu de Viana do Castelo, representado pela Associação Hung Sing Gwoon Minho, conquista 25 medalhas no V Torneio de Wushu da Maia, com a participação de cinco associações de artes marciais chinesas! Dos 5 aos 17 anos, os jovens vianenses mostraram técnica apurada!
Sem palavras… o nosso vizinho canoísta Fernando Pimenta, disputa quatro finais e conquista quatro medalhas de ouro, num só dia, na II Taça do Mundo de Velocidade, em Poznan, Polónia. Um atleta de outro mundo!