Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos em S.Romão de Neiva, é comemorado tal como nas freguesias vizinhas. Depois da missa sai a procissão ao cemitério, como já é habitual nos anos anteriores. No final, antes de a procissão regressar à igreja, o padre reza pelas pessoas já falecidas, e é aqui que são lembrados todos aqueles que trabalharam para o progresso e bem estar de toda esta sociedade, que é S. Romão de Neiva. 

Como não podia ser esquecida, aquela pessoa que muito trabalhou para o bem-estar desta terra, durante cerca de cinquenta anos, foi então rezado pela alma do saudoso padre Moreno. Deixou-nos, exatamente, no Dia de Todos os Santos, no ano de 2014, portanto, há oito anos, com apenas oitenta e dois anos. 

Se hoje fosse vivo, faria noventa anos. Deixou-nos com uma obra inigualável. Estava muito atento a todas as necessidades que a freguesia tinha e procurava soluções para as mesmas. Tinha muita atenção aos que mais necessitavam, os pobres, e ajudava-os para que todos fossem felizes. Como padre, como homem ou como amigo, era realmente uma pessoa espetacular. Será sempre lembrado ao longo da história. 

Tem um busto em sua memória, no adro do mosteiro beneditino. Tem a Alameda padre Moreno do Couto que foi inaugurada no dia 10 de junho de 2015 que liga a Avenida de S. Romão à Sra. do Crasto. 

E tem uma estátua no recinto da capela da Sra. do Crasto que foi inaugurada no dia 10 de outubro de 2021, em sua homenagem, por tudo que fez pela freguesia. Descansa em paz padre Moreno do Couto.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.