Dia de Todos os Santos – homenagem a quem já partiu

Em dia de todos os Santos, por ser feriado, a Igreja antecipa as cerimónias do dia de Fieis Defuntos, para esse dia, deixando para o dia seguinte a 02 de novembro, as celebrações próprias de finados, que se realizaram em várias horas do dia na igreja paroquial, e concluíram com uma Eucaristia e um tempo de Oração pelas 21 horas.

Apesar da tarde chuvosa, o cemitério encheu-se de gente na tarde do dia 01 de novembro, para, junto às sepulturas dos seus ente-queridos, ornamentadas, com muito amor, com belos arranjos florais, homenagear os seus ente-queridos, rezando pelo seu eterno descanso e manifestando a sua gratidão pelo amor que deles receberam enquanto viveram. 

Mesmo com o tempo a ameaçar chuva, como veio a acontecer, o nosso pároco Monsenhor Vilar, acompanhado da Equipa de Liturgia e do Coro Paroquial, como habitualmente acontece, deslocou-se ao cemitério, para a habitual oração de sufrágio pelos mortos, que ali jazem, mas para uma cerimónia breve, que terminou na igreja paroquial. 

Antes do início das cerimónias, o Monsenhor Vilar agradeceu a presença de todos, que enchiam literalmente o cemitério, realçando o carinho com que ornamentaram as sepulturas, com belas flores para homenagear os seus ente-queridos, prolongando assim o amor que em vida os uniu e que agora os continua a unir na perspectiva do reencontro definitivo na eternidade.

Seguiram-se as cerimónias, breves, de sufrágio, com as leituras bíblicas próprias, intercaladas com cânticos e a proclamação do Evangelho, seguida de uma breve reflexão e de uma oração final.

Terminadas as cerimónias, o Monsenhor renovou os agradecimentos a todos os presentes, que alheios à chuva e ao vento, não deixaram de vir junto dos seus ente-queridos para os homenagear, referindo que aquelas flores e velas acesas, constituem uma prova de carinho e afecto por aqueles que já partiram. 

Realçou ainda a demonstração de carinho que a “União de Freguesias” sempre tem pelo cemitério, a quem o povo chama de “Campo Santo” mantendo-o sempre arranjado e limpo, num gesto de amor para com todos quantos ali se encontram sepultados.  

Falecimentos

Dia 20 – Joaquim Gonçalves Felgueiras, de 62 anos de idade, residente em Nova York, Estado Unidos e sepultado no cemitério da Meadela.

Dia 27 – Maria Ilídia Pereira Felgueiras, de 82 anos de idade, residente no Acolhimento Vila de Prado, Braga, sepultada no cemitério da Meadela.

Dia 30 – Maria Eduarda dos Santos Silva Moreira de 86 anos de idade, residente na rua Padre Moreno, Meadela, sepultada no cemitério da Ordem Terceira e Santa Maria Maior, Viana do Castelo. 

Dia 30 – Judite Olívia Mateus Rocha Silva, de 90 anos de idade, residente na rua do Calvário, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.