Não tem fim nem descrição justa, a história de sucesso e superação de Marta Paço, a menina que vem surfando as águas da praia do Cabedelo em direção ao estrelato. Não será para menos, tão ímpar é o percurso de alguém que com 12 anos se iniciou na prática do Surf adaptado, aos 13 saiu do Campeonato Mundial de bronze ao peito, virou campeã europeia aos 14, e que hoje por hoje, ainda com 16 anos de idade, conquistou o título de campeã do mundo da classe VI1, no recentemente disputado ISA World Parasurfing Championship, realizado em Pismo Beach, Califórnia, EUA.
Atleta do Surf Clube de Viana e, invariavelmente, modelo de resiliência, Marta, também estudante do 11.º ano, confirmou o estatuto de melhor do mundo na competição ASVI (deficiências visuais), trazendo para Portugal mais uma conquista que vem merecendo reconhecimento, louvores e ampla cobertura dos mais renomados quadrantes e canais de informação.
Por mais este feito, pelo já alcançado e pelo que há de vir, muitos parabéns, Marta!
O ADD em competição
Foi por Lanheses que o Darquense se estreou na Fase de Manutenção do campeonato da 1.ª Divisão Distrital. Frente à União Desportiva local, que desde 2010/2011 vem competindo no mais alto patamar distrital, um empate foi o que pôde ser extraído de uma partida bem jogada, por momentos, tremendamente vivida e disputada, desde o primeiro minuto. De espírito aparentemente renovado, os rapazes de Darque apresentaram, até mais do que em alguns dos jogos da 1.ª Fase, muito do que podem e sabem.
O placard final (2 a 2) acabou por condizer com a resposta assertiva a uma melhor entrada em campo do rival daquele domingo, não deixando, porém, de soar a desaproveitamento, desperdiçada que foi, já nos instantes finais, a superioridade no marcador conseguida por conta dos golos de Hélder Rego e Fábio.
Com a disponibilidade habitual, o técnico-adjunto da equipa sénior, João Pedro Ferreira, não descurou analisar as incidências da jornada inicial da 2.ª Fase:
“Fomos uma equipa com altos níveis de concentração e superação. A partir do momento que demos a volta ao resultado, a equipa não foi confiante o suficiente para continuar a trabalhar da mesma maneira. Talvez pela necessidade dos tais pontos que nos falharam na fase anterior, a equipa mostrou-se ansiosa e depois da expulsão nunca conseguiu tomar conta do jogo. Mérito também para o Lanheses que mexeu bem e baralhou-nos taticamente. O penalty parte de um erro individual que nos prejudicou muito mentalmente. Se no segundo golo tivemos alguma sorte, nos três minutos seguintes temos duas oportunidades flagrantes em transição que nos punham em posição privilegiada no jogo. Não houve critério e depois sofremos até ao apito final. Perdemos 2 pontos em Lanheses, mas conseguimos um ponto importante em termos anímicos, acima de tudo.”
No que às restantes equipas da Associação Desportiva Darquense dirá respeito, nota de destaque para os Juvenis, que, à data de fecho da presente edição, iam já na sexta vitória consecutiva no respetivo campeonato. No derradeiro jogo a merecer tratamento, os jovens darquenses haviam vencido a equipa ‘B’ do SC Vianense, por 2 a 0, sobretudo à custa dos golos de Luís Rego e Rui Ribeiro. Situada apenas atrás de Barroselas ‘B’ e Ponte da Barca, esta equipa vem desenvolvendo tamanha prestação, que terá, por esta altura e em simultâneo, melhor ataque e melhor defesa do Campeonato da 2.ª Divisão de Juniores ‘B’.
Menção, ainda, para os Benjamins, Benjamins 2012 e Infantis que conseguiram, igualmente, triunfos recentes que tudo de tiveram de convincentes. Os primeiros, por exemplo, haveriam de vencer, a 12 de dezembro, o GD Meadela, por expressivos 12 a 1. Cinco dos golos foram da autoria de Guilherme Valença, sendo que Diogo Silva (3 golos), Tomás Costa (2), Rodrigo Sousa e Tiago foram autores maiores da proeza. Já em prol dos Benjamins 2012, Santiago, Manuel Vaz, Diogo Silva e Misael acabaram por construir o 4 a 2 arrancado diante do Vila Fria 1980. Por fim, referência para os 3 a 0, de 11 de dezembro, conseguidos pelos Infantis, diante do GD Castelense. Dinis Rodrigues (2) e Jerónimo Martins anotaram os tentos do 3 a 0 final.