Documentação doada ao Arquivo Municipal

A EPHEMERA – Associação Cultural dirigida por José Pacheco Pereira tem, como missão no terreno, recolher e tratar materiais e arquivos de personalidades e famílias que, pretendendo desfazer-se deles, se disponham a pô-los à disposição da memória futura.

Esses materiais recolhidos serão guardados no Arquivo EPHEMERA ou em arquivos locais ou municipais, quando  a relevância específica o justifique.

Nessa perspetiva, a EPHEMERA – núcleo de Viana do Castelo recebeu de Manuela Ribeiro da Silva Correia Leite, filha do advogado oposicionista vianense António Feio Ribeiro da Silva, materiais pertencentes ao arquivo de seu pai e de sua mãe, Rosa Gomes Castro Ribeiro da Silva, que constituem um repositório importante da atividade deste causídico e da atividade de sua esposa como escritora.

Constitui este arquivo um conjunto muito interessante da correspondência recebida de grandes vultos nacionais, principalmente da oposição, julgamentos políticos, eleições de 1958 e 1965, folhetos partidários, comunicados, recortes de jornais, documentação referente à Junta Patriótica Nacional, Movimento Estudantil, Comissão de Socorro aos Presos Políticos, agenda com anotações, comentários e outros. Também os materiais de Rosa Gomes Castro Ribeiro da Silva integra dossiês sobre a sua atividade na Cooperativa União e Boa Vontade e na Comissão Cooperativa Feminina, Campanha de Educação Alimentar, correspondência recebida e rascunhos da enviada, colaboração em jornais e revistas nacionais e locais. Este material, com contributos importantes para a história da oposição ao Estado Novo, local e nacional, foi doado ao Arquivo Municipal de Viana do Castelo.

Nesse sentido, a cerimónia oficial de entrega e receção, pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, decorreu na última sexta-feira, dia 25, nas instalações da Câmara Municipal de Viana do Castelo, contando com a presença da doadora, Manuela Ribeiro da Silva Correia Leite, presidente da Câmara, diretora do Arquivo Municipal, Filipa Amorim e três elementos da EPHEMERA. Na mesma sessão foram entregues cinco diplomas de Irmandades de Viana do Castelo, doadas através da EPHEMERA, por Rui A. T.  Abreu de Lima.

Sob o lema “Não deite nada fora, nós sabemos dar-lhe uma utilidade”, a EPHEMERA pretende contribuir para uma maior compreensão da História e da vida dos povos. O site da EPHEMERA está disponível em https://ephemerajpp.com/. Em Viana do Castelo, elementos do núcleo local estão todas as terças feiras, de tarde, no Café Girassol, a prestar esclarecimentos sobre a EPHEMERA e a recolher material que queiram ceder.  

        J.E.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.