D
urante três dias, Viana do Castelo foi o epicentro da 2.ª edição dos Encontros PNAID (Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora). Presencialmente terão passado pelo Centro Cultural cerca de 700 pessoas, mas online, o evento foi acompanhado por mais de trinta mil pessoas.
“Não é só para quem está cá presencialmente, mas também para quem está à distância. Na sexta-feira tínhamos quase 30 mil pessoas a assistir online. É muita coisa e em todas as geografias”, disse Cristina Coelho, coordenadora do PNAID.
Na sessão de abertura marcaram presença a ministra da Coesão Territorial. Ana Abrunhosa enalteceu o evento que mostra “o valor que o Governo dá aos portugueses da Diáspora”. A ministra não tinha dúvidas de que o Encontro PNAID é “um espaço previligiado para fomentar a internacionalização, exportações e o desenvolvimento regional”.
Lançado em 2020, o PNAID é, segundo a ministra da Coesão, o primeiro instrumento governamental de apoio ao investimento e emprego para a Diáspora. Apesar do período político não ser o melhor, Ana Abrunhosa incentivava os emigrantes a aproveitar estes apoios. “Grande parte das decisões passa pelas autarquias, seja os licenciamentos, seja os fundos comunitários. Politicamente temos um período que obriga a reflexão, mas que não vos faça vacilar. A administração pública não para. Não está em gestão”.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) referia o papel do Alto Minho para o desenvolvimento do país. “As exportações [das empresas da região] passaram a ser motor de crescimento”, salientava Manoel Batista. O também autarca de Melgaço constatava a presença, no território, de muitas empresas de capital estrangeiro.
O autarca vianense defendia que “somos, hoje, um território resiliente, diversificado e parceiro de quem investe e de quem quer investir”. Luís Nobre elencava “as infraestruturas, a geografia e o fator humano” como “fatores de atratividade para Viana do Castelo, muito particularmente nas energias renováveis e offshore, que são áreas onde estamos a investir e a crescer”.
Os ENCONTROS PNAID são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria do Desenvolvimento Regional. Esta segunda edição foi organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.