Ephemera traz Pacheco Pereira e Júlio M. Vaz

Amanhã, sexta feira, dia 19, terá lugar pelas 21h30 na Sala Couto Viana do Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, situada na Alameda 5 de Outubro, em Viana do Castelo, o lançamento do livro “Diários dos Dias da Peste”, de José Pacheco Pereira e outros efémeros, com apresentação de Júlio Machado Vaz, editado pela Tinta-da-china em colaboração com a associação cultural EPHEMERA.

Em tempo de reflexão sobre os primeiros dias da pandemia, lembremos que:
“Durante cerca de dois meses, correspondendo ao período mais duro do confinamento da epidemia da Covid-19, o Arquivo Ephemera enviou aos membros da Associação Cultural Ephemera uma mensagem diária sobre os fundos do arquivo. Para além de pretendermos distrair, objetivo não irrelevante nesses dias cinzentos, solitários e de medo, queríamos também mostrar a diversidade dos fundos e o trabalho coletivo do seu tratamento, usando exemplos do que por cá está, tratados por quem cá está. O título que demos a esta publicação não tem imaginação nenhuma: é tomado de empréstimo ao célebre diário de Daniel Defoe sobre o ano da praga em Londres, no século XVII. Ambos são ‘retratos’ da praga que nunca deveríamos ter esquecido”, refere José Pacheco Pereira.

Entretanto, no mesmo dia, às 18h30, no Girassol, José Pacheco Pereira conversará numa sessão informal sobre os objetivos e trabalho da EPHEMERA, o trabalho realizado em Viana, a recolha de material autárquico, o agradecimento aos doadores e aos amigos, os novos voluntários, a angariação de novos doadores e as propostas para o próximo ano.
J.E.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.