“Sá de Miranda” e Teatro do Noroeste no European Theatre Convention

O Teatro Municipal Sá de Miranda e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana formalizaram a sua adesão à European Theatre Convention (ETC), a maior rede europeia de teatros da União Europeia.

Em Assembleia Geral realizada durante a Conferência Internacional de Teatro que decorre na cidade de Valletta, em Malta, até 31 de outubro, a votação teve lugar no emblemático Teatru Manoel, inaugurado em 1731. O Diretor Artístico da companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, Ricardo Simões, esteve presente em representação da Direção do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e entregou simbolicamente a carta de anuência da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Enquadrada na parceria de Coordenação, co programação e codireção artística do Teatro Municipal Sá de Miranda que a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana mantêm, este ato visou qualificar o centenário teatro vianense e posicioná-lo em rede com outros 45 teatros europeus, sendo apenas o segundo teatro português a integrar a Convenção Europeia de Teatros, a par do Teatro Nacional D. Maria II.

A perspetiva de integração no maior fórum de teatros europeus, valorizando a sua herança e valores culturais, assim como o desenvolvimento de parcerias internacionais, foram alguns dos fatores que motivaram a adesão.

Festival de Teatro até sábado
O Festival de Teatro de Viana do Castelo, que decorre até ao próximo dia 20, continua para a segunda semana de espetáculos no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Num total de 11 dias e 19 espetáculos, o festival promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana segue hoje para o nono dia consecutivo de representações.
Assim, hoje, pelas 21h, é apresentado o “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, uma coprodução de várias companhias baseada num texto das “Novas Cartas Portuguesas”. Já amanhã, dia 19, às 19 h, na Sala Experimental, a Companhia Certa da Varazim Teatro apresenta “Vocês viram o m eu cão?”. Segue-se às 21h (Sala Principal), as Imparidades com Mafalda Banquarte e Tiago Jácome.

O festival termina no sábado, dia 20, será preenchido pelas Noites de Caxias (Teatro do Noroeste, 19h, Sala Experimental) e “As palavras de Jó” (Teatro do Mindelo, 21h, Sala Principal).

Paralelamente, decorrem seminários e apresentações de livros, além de conversas pós-espetáculo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.