A associação juvenil está a festejar 30 anos de atividade e tem várias iniciativas planeadas para realizar ao longo deste ano.
Pioneira no ensino da música em Perre desde a sua fundação, em 03 de fevereiro de 1990, a Escola de Música tem procurado alcançar novos públicos, abraçar novas experiências, mas, sobretudo, abrir portas à freguesia, colaborando com empenho nos diferentes eventos que se organizam em Perre.
O ensino da música e da ocupação saudável dos tempos livres dos seus alunos, que eram os seus objetivos iniciais, há muito foram ultrapassados e a escola tem hoje cerca de 120 alunos, cinco professores, uma Orquestra Ligeira, uma Orquestra de Guitarras Clássicas e um Grupo Coral. Tem livros publicados, e vídeo-DVD`s editados. Organiza também o SOUNDS OUT, concurso de bandas de garagem que vai para a oitava edição.
Estes 30 anos granjearam-lhe o reconhecimento como instituição cultural e musical de referência, alicerçada na qualidade dos alunos que tem formado, nos eventos musicais que organiza e no número de alunos oriundos de várias outras freguesias do concelho. Este último bem demonstrativo de que a sua música se faz ouvir muito para lá dos “muros” de Perre.
Para comemorar estas três décadas, a EMP celebrou, a 16 de fevereiro, uma missa de Ação de Graças por todos os sócios e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. Seguiu-se um almoço convívio que juntou sócios fundadores, sócios amigos, alunos e professores.
Prevista está também a realização de um espetáculo musical comemorativo e uma exposição fotográfica evocativa da história da instituição. Estas iniciativas foram, entretanto, suspensas devido à pandemia. Igualmente suspensas estão as aulas presenciais, substituídas por aulas online que permitem continuar a ligar os seus alunos à escola.
Parabenizamos a EMP pelos seus 30 anos e fazemos votos de que continuem por muitos mais anos a enriquecer a nossa comunidade através da música.
Renato Peres
Foto: Facbeook EMP