Como é do conhecimento geral o posto médico de Carreço fechou logo que a pandemia de covid-19 se manifestou entre nós, acontecimento prestes a atingir dois anos.
De imediato diversas iniciativas foram levadas a efeito, com especial relevo para as da Junta de Freguesia, todas elas com a finalidade para que a Extensão de Saúde reabrisse no mais curto espaço de tempo. Logo aquando da tomada dessas iniciativas houve a informação de que o posto médico só abriria depois da realização das obras necessárias, por um lado as de conservação e por outro as adequadas à situação pandémica então despoletada.
No princípio do passado mês de julho, dizíamos nestas colunas, com o título: “É imperiosa e urgente a reabertura do posto médico”. Isto simplesmente porque as referidas obras nunca mais tiveram o seu início e nessa data já terem tempo bastante de estarem executadas.
As referidas obras de manutenção e adaptação às novas exigências devido aos requisitos de funcionalidade causados pela pandemia, tiveram o seu início no passado mês de novembro, tendo a Junta de Freguesia delegado no seu secretário, Doutor Torrinhas Amaro o acompanhamento e bom andamento das mesmas, as quais foram seguindo a sua normal evolução até estarem concluídas. Hoje podemos dizer, com grande satisfação, é um facto que as obras de manutenção e reabilitação das instalações da Extensão de Saúde de Carreço estão concluídas.
Podemos dizer que as obras estão concluídas e realizadas dentro de todas as conformidades exigidas para o efeito, com as funcionalidades necessárias para o desempenho da prestação de consultas médicas e de serviços de enfermagem. Consideramos os novos equipamentos de uma mais-valia, a instalação de ar condicionado e de água quente e a instalação da casa de banho para deficientes, aliando isto aos materiais empregues na requalificação e ao bom gosto do Doutor Torrinhas, a obra resultou num espaço bem conseguido e acolhedor digno de ser visto e usufruído pelos seus utentes e funcionários.
Segue-se agora uma nova etapa, a do reequipamento da Extensão de Saúde e de novo mobiliário, a qual está para breve e nós consideramos ser muito menos morosa que a das obras, para depois sim, acontecer efetivamente a última etapa, a reabertura, a tão desejada reabertura que os utentes da Extensão de Saúde de Carreço há muito aguardam. Nunca em tempo algum os utentes sentiram tal privação do seu posto de saúde com esta grandeza e podemos mesmo recuar até ao distante ano de 1985, já lá vão 36 anos desde a data da sua abertura, nunca os utentes passaram por tal, convenhamos mesmo em tempo de pandemia não mereciam tanto.
Desejamos sinceramente que a reabertura da Extensão de Saúde de Carreço seja uma realidade a breve trecho. Oxalá assim seja, porque os utentes uns estão ansiosos e outros desejos para que efetivamente a abertura aconteça, mas outros simplesmente viraram-lhe as costas. Ou será que estas ânsias e desejos não têm quem lhes possa valer, isto é, tratar bem da sua saúde. Pensamos bem que sim.
Festa de S. Sebastião
A festa de S. Sebastião estava agendada para os próximos dias 22 e 23 deste mês de janeiro, com o respetivo programa elaborado, com os devidos contactos em curso, enfim tudo o que abarca a realização da festividade em causa estava em marcha, mas a crise pandémica agora com a sua nova variante Ómicron, impôs a sua lei e novamente passamos, como todos sabemos, a viver sujeitos a determinados condicionalismos os quais impedem a realização da festa de S. Sebastião, ali no lugar de Paçô, pelo que esta fica adiada pelo segundo ano consecutivo.
Para amenizar um pouco o impacto causado, a comissão de festas manda celebrar, na Capela de S. Sebastião, eucaristias na quinta-feira dia 20, dia litúrgico de S. Sebastião, e sábado dia 22, ambas às 17 horas e no domingo, dia 23, às 11 horas.
Esperemos que para o ano a festa possa realizar-se.