Faleceu o padre José Luís

Vítima de doença prolongada, faleceu no passado dia 24 de outubro, o nosso pároco, José Luís Esteves do Couto. O José Luís era sobrinho do Pe. Moreno do Couto, que paroquiou a nossa freguesia durante cerca de cinquenta anos. 

O Pe. José Luís, passou parte da sua infância em S. Romão, onde fez os estudos da escola primária, pois morava na residência paroquial com os seus tios. Depois foi estudar e foi ordenado sacerdote no seminário de Braga em 23 de julho de 1978. Começou a paroquiar a freguesia de Dem e as freguesias de Arga de Cima e Arga de Baixo. Posteriormente foi colocado a paroquiar a freguesia de Vila Franca, onde desenvolveu diversos trabalhos de grande qualidade, no desenvolvimento desta grande freguesia, que tem tradições próprias. Todavia, nunca deixou de estar ligado à nossa terra. 

Quando veio para Vila Franca, tinha uma ligação tal à nossa terra, que o levava a vir todos os dias, tomar o pequeno almoço à residência de S. Romão, tal era a ligação aos seus tios, Pe. Moreno e tia Marta. Entretanto, falecia o tio Pe. Moreno, e foi assim que tomou conta da freguesia de S. Romão e Portela de Susã, ficando a paroquiar as três freguesias, o que não seria tarefa fácil. 

Uns anos mais tarde, foi então que lhe foi detetada a tal doença, que fez com que ele começasse a ficar cada vez mais debilitado, falecendo aos 71 anos de vida. 

Era natural de Santa Marta de Portuzelo e nasceu nesta localidade a 04 de maio de 1952. As nossas condolências a toda a família e demais amigos íntimos. Descansa em paz Pe. José Luís.  

“O Meu Diário no Carmo do Fradinho”

No passado dia 28 de outubro, pelas 20h30, no Centro de Convívio, teve lugar a apresentação do livro “O Meu Diário no Carmo do Fradinho”, com a presença do autor, professor Victor Manuel Marí Sãez, da Universidade de Cádis, (Espanha). A apresentação foi feita pelo professor Gonçalo Marques, do IPVC de Viana do Castelo e o Frei João Costa, da Comunidade de Carmelita Descalços de Braga. 

À cerimónia estiveram presentes os professores já citados, o Sr. presidente da Junta de Freguesia, Manuel Salgueiro, e restantes elementos, bem como apesar do mau tempo, uma sala cheia de pessoas da nossa freguesia e outros convidados. 

Ora, o Santo Fradinho do Carmo é o nosso Frei João da Ascensão, Carmelita Descalço, que nasceu no dia 26 de outubro de 1787, na freguesia de São Romão de Neiva, concelho de Viana do Castelo. Tem uma biografia muito longa, que não vamos descrever, mas foi professor e faleceu em Braga no ano de 1861, portanto com 74 anos. 

O livro apresentado, “O Meu Diário no Carmo do Fradinho”, descreve o que o autor pensa acerca do Santo Frei João, onde relata que obteve uma graça pelo facto de ter sido curado de uma doença grave. 

Quem estiver interessado em adquirir este livro, pode pedi-lo ao Carmo em Braga ou dirigir-se à junta de freguesia de São Romão de Neiva, onde será informado, dos procedimentos a fazer para o obter.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.