Falecimento de João Alves Novo

Com 92 anos de idade, faleceu no passado dia 21 de março, João Alves Novo, figura bem conhecida dos meadelenses e não só, pela sua paixão pela construção da viola e guitarra portuguesa e o tradicional cavaquinho e outros instrumentos musicais.

Afastado há já algum tempo dessas tarefas devido à idade, era para ele uma imensa alegria o reconhecimento pela qualidade, originalidade e timbre dos seus instrumentos, que com tanta paixão produzia e eram muito procurados pelos apaixonados por esses instrumentos musicais. 

Esta informação foi nos referida numa entrevista que fizemos há uns anos em sua casa, onde tinha o seu ateliê e os instrumentos, que devotamente fabricava, as suas violas e guitarras estavam espalhadas pelo país e até no estrangeiro. 

Era para ele uma enorme alegria quando via valorizada a qualidade e timbre das suas violas, guitarradas e cavaquinhos, comprovado pelas várias entrevistas publicadas em vários a órgãos da comunicação social e também no “A Aurora do Lima”. 

O Sr. João Alves Novo era presença assídua na feira de artesanato, que se realiza no mês de julho no Jardim Marginal da nossa cidade, onde tinha um stand, com exposição e venda de tudo que produzia. 

Há uns anos participou com um carro no cortejo realizado por ocasião das festas da Meadela, onde ia representado o fabrico dos instrumentos criteriosamente expostos. 

Com a morte do Sr. João Alves Novo, a Meadela perde um dos seus maiores artesãos e a descontinuidade no fabrico artesanal destes instrumentos. 

Como foi recordado pelo nosso pároco, Monsenhor Vilar nas exéquias fúnebres, o Sr. João Alves Novo era também um generoso colaborador da paróquia, estando sempre pronto a ajudar naquilo que lhe fosse solicitado.

Apresentamos as nossas sentidas condolências à família. Que descanse em paz!  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.