Festa da Senhora d’Ajuda

Realizou-se nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, as festas de Nossa Senhora d’Ajuda, que se venera na sua capelinha, situada no lugar com o mesmo nome e cuja data da construção primitiva se desconhece, sabendo-se apenas que por volta de 1692 foi reconstruída.

Esta festa de cariz iminentemente religioso, é precedida de uma novena diária, que consiste na recitação do terço e da celebração da Eucaristia, sempre com muita afluência de fiéis.

No sábado, dia 30, pelas 21h15, foi recitado o terço, seguido de uma “Procissão de Velas” presidida pelo pároco Monsenhor Manuel José Vilar, que percorreu as ruas periféricas à capela, com a participação dos Escuteiros da Meadela. 

No domingo, às 16h, teve lugar uma Eucaristia Solene, celebrada pelo nosso pároco e animada pelo Coro Paroquial. Na homilia, o Monsenhor agradeceu a todos quantos se dedicam ao arranjo e manutenção daquela capela, e aos que dão as ofertas, não só para a festa. Lembrou ainda os que mantêm o templo arranjado ao longo de todo do ano.

Teve igualmente palavras de agradecimento para todos os que servem nos vários Movimentos e Obras de Apostolado da paróquia e deixou um apelo para que surjam mais pessoas para estes lugares.

Finda a Eucaristia, realizou-se a solene Procissão em honra da Senhora d’Ajuda, que percorreu os arruamentos circundante à capela. 

Abriu a procissão, a Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, seguida da Cruz Paroquial, andor da Senhora d’Ajuda, embelezado com belas flores, Adoradores Noturnos da Meadela, que tem a Senhora d’Ajuda como patrono, e muitos devotos.  

Festival de sopas

Numa organização da Ronda Típica da Meadela realizou-se nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro a 10.ª Festa das Colheitas, em honra de S. Miguel, que este ano teve a 1.ª edição do Festival de Sopas da Meadela, com a participação de associações meadelenses e que obteve um verdadeiro sucesso levando a que as deliciosas sopas apresentadas esgotassem. O recinto, no parque da rua padre Alfredo Reguengo, lateral à igreja paroquial, estava devidamente engalanado  de forma tradicional, e onde se podiam ver várias alfaias usadas nas tarefas agrícolas de outros tempos, desenrolou-se um programa, encheu-se de stands, onde foi possível não só desgustar as sopas, mas outros saborosos,  petiscos, barracas de farturas e outros, não faltando até artigos de artesanato. O arraial foi sempre animada e contou com a atuação do conjunto trio  L&M e com grupos de bombos, concertinas e música popular.

Em mês de outono, mas com um tempo de verão, a organização pretendeu reviver as tradições relacionadas com as colheitas, como foi o caso da realização de uma desfolhada tradicional no domingo dia 01 a lembrar a Meadela rural de outros tempos, que foi desaparecendo com a crescente urbanização dos nossos dias. 

Como habitualmente, as festas tiveram uma componente religiosa em louvor de S. Miguel, com a Procissão de Velas no dia 29 pelas 21horas, com o andor florido de S. Miguel  e  sua componente profana,  que teve lugar entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro dias, em que reinou a alegria e o convívio, gerado entre os que se associam a esta manifestação que tem um cariz especificamente local, mas onde não faltam visitantes interessados nos produtos do campo, no artesanato local,  na gastronomia, e outras novidades que chegam por quem participa nesta festa que é de todos e para todos.

As festas tiveram uma grande participação de público, que encheu o recinto.  

Aniversário Monsenhor Manuel Vilar

No passado dia 05 de outubro celebrou mais um aniversário natalício o nosso reverendo pároco, Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar. O ponto alto foi a celebração da Eucaristia de Ação de Graça às 18h30,  onde a comunidade Paroquial se reuniu para agradecer a Deus mais um ano de vida do Monsenhor Vilar. 

A Eucaristia foi presidida pelo aniversariante Monsenhor Vilar e concelebrada pelo padre Dr. Jorge Barbosa, que proferiu a homilia e como reflexo das Leituras Litúrgicas do dia. Realçou similitude entre a mensagem das Leituras e o aniversariante, que doou a sua vida em plenitude, com amor e entusiasmo, ao serviço da Igreja do Senhor, nesta parcela da Igreja Diocesana da paróquia e comunidade de Santa Cristina da Meadela, onde entrou, solenemente, no já longínquo ano de 1969.   

Finda a celebração da Eucaristia, em nome da comunidade foram-lhe ofertadas algumas lembranças, que Monsenhor Vilar, em breves, mas sentidas palavras, agradeceu em primeiro lugar a Deus o dom do sacerdócio e à família que lhe deu a vida e mais esta prova de carinho. Terminou com um agradecimento pela presença de todos, naquela Eucaristia de Ação de graças.

O Coro Paroquial e os presentes cantaram os parabéns e saudaram o aniversariante com uma salva de palmas. 

Seguiu-se um convívio no Centro Paroquial.  

Falecimentos

Agosto

Dia 16 – Teresa do Menino Jesus Gonçalves Pinheiro, de 96 anos de idade, residente em França. Foi sepultada em França.

Dia 27 – João Pedro de Oliveira, de 91 anos de idade, residente no Bêco do Branco, Meadela, sepultado no cemitério da Meadela. Dia 30 – Joaquim Amorim Pereira, de 84 anos de idade, residente na rua da Liberdade, Meadela,  Cremado na Central do Vale do Ave, Famalicão. Alexandra Susana Varajão Cerqueira, de 47 anos de idade, residente na rua da Estrada Velha, Meadela, sepultada no cemitério Municipal de Viana do Castelo.

Setembro

Dia 04 – Laura Domingas Gonçalves Carvalhido, de 94 anos de idade, residente na rua Maria Manuela Couto Viana, Meadela, sepultada no cemitério da Ordem terceira, Santa Maria Maior. Manuel Sousa Alves, de 67 anos de idade, residente na rua da Estrela, Santa Marta de Portuzelo, Cremado na Central do Vale do Ave, Vila Nova de Famalicão. 

Dia 05 – Maria Manuela Afonso Fernandes Pereira de 73 anos de idade, residente na Praça Casa do Minho Rio, Meadela, sepultada no cemitério da Areosa, Viana do Castelo. Francisco José Machado de Castro, de 65 anos de idade, residente na rua do Lamoso, Meadela, Cremado na Central do Vale do Ave, Vila Nova de Famalicão. 

Dia 09 – Manuel António Araújo da Rocha, de 87 anos de idade, residente na Praça Casa Minho Rio,  Cremado na Central do Vale do Ave, Vila Nova de Famalicão.

Dia 14 – André Gonçalves da Cunha Matos, de 79 anos de idade, residente na rua Moinho de Vidro, Meadela.

Dia 16 – Maria do Carmo Fernandes Pereira, de 81 anos de idade, residente na rua do Bezerra, Meadela, sepultada no cemitério da Meadela.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.