Festa da Senhora d´Ajuda realizou-se nos dias 04 e 05

Realizaram-se nos dias 04 e 05 de outubro, as festas de Nossa Senhora d’ Ajuda, que se venera na sua capelinha, situada no lugar com o mesmo nome, cuja data da construção primitiva se desconhece, sabendo-se apenas que por volta de 1692 foi constituída uma confraria para dinamizar a devoção à Senhora da Ajuda, que se mantém até aos dias de hoje.

A Capela que sofreu ao longo dos séculos de existência muitas melhorias de restauro e conservação, apresenta um excelente estado de conservação e beleza, devido às obras de conservação levadas a cabo pela paróquia da Meadela.

Festa de cariz iminentemente religioso, os dois dias de festa foram como sempre, precedidos de uma Novena e Eucaristia diárias na semana anterior a preparar a festa, sempre com muita afluência de fiéis devotos de Nossa Senhora da Ajuda.

No sábado dia 04 de novembro foi rezado o terço às 9 horas, com a presença do pároco, Monsenhor Vilar e às 21h30 realizou-se uma Procissão de Velas que percorreu as ruas periféricas à Capela, com a presença de muito devotos de Nossa Senhora.

No domingo dia 05 às 16 horas teve lugar uma Eucaristia Solene, celebrada pelo nosso Pároco e animada pelo Coro Paroquial, com a capelinha e o alpendre frontal repleto de gente que se espalhou ainda pelo Adro fronteiriço à capela.

Na homilia o Monsenhor agradeceu, a todos quantos se dedicam ao arranjo e manutenção daquela Capela, e quantos dão as suas ofertas, não só para a festa, mas também para a conservação da capela, lembrando aqueles que nos dias 13 de cada mês, ali vão rezar o terço à Senhora da Ajuda.

Lembrou ainda quantos servem na capela e que mantêm aquele templo arranjado ao longo de todo do ano, recordando todos quantos, em vida serviram na Confraria da Senhora da Ajuda e já partiram.

Finda a Eucaristia teve lugar a Solene Procissão, que abriu com Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, Cruz Paroquial, andor da Senhora da Ajuda, confecionado com belas flores, um grupo de Mordomas e Mordomos da Ronda Típica da Meadela, Adoradores Noturnos da Meadela, Pálio e muitos devotos da Senhora da Ajuda.

De referir que na sequência do ano anterior, a da Ronda Típica da Meadela e do seu grupo de Bombos animaram a festa, partindo da Praça Vaz de Alemão «junto à Igreja Paroquial» em direção à Senhora D’Ajuda, dando um colorido diferente a estas festas e participando os seus componentes na Procissão, como atrás se disse.

No final da Procissão fizeram de novo festa, dançando e cantando no Adro da Capela, para agrado do muito povo presente.

FESTAS DAS COLHEITAS

As Festas de S. Miguel que tiveram lugar nos dias 27, 28 e 29 de setembro «como aqui foi noticiado», que se realizam desde 2012 numa organização da Ronda Típica da Meadela, em colaboração com a Paróquia da Meadela, animaram o Centro cívico da Meadela, com o propósito de reviver tradições do passado, em que a Meadela era uma freguesia iminentemente rural.

Mais uma vez neste início de outono muita gente acorreu ao Centro Cívico da Meadela, nestes três dias de festas, atraídos por um diversificado programa, que proporcionou momentos de muita alegria e convívio, onde não faltaram as habituais tasquinhas, onde foi possível saborear uma grande variedade de petiscos, muitos deles ancestrais.

O programa destas festas, elaborado com números apelativos, vem atraindo cada vez mais gente, quer na parte lúdica das festas, quer na parte religiosa em que se destaca a Eucaristia em honra de S. Miguel e a Procissão de Velas, com que encerraram as festas no corrente ano.

Registe-se a decoração do andor de S. Miguel com flores e elementos do campo, dado que S. Miguel é o patrono das boas colheitas e também a decoração da igreja particularmente junto ao Altar da Celebração, com produtos da terra, que nos lembrava que estávamos a celebrar S. Miguel.

Praça da Alegria
No sentido de divulgar as nossas tradições e divulgar as Festas de S. Miguel, a Ronda Típica da Meadela liderada pela sua Diretora Drª. Laurinda Figueiras, esteve na Praça da Alegria da RTP 1 na semana das Festas onde apresentou a tradicional desfolhada minhota e muitas iguarias bem características da Meadela, cujas receitas nos foram legadas pelos nossos antepassados e mantidas até aos dias de hoje.

ANIVERSÁRIO NATALÍCIO

No passado dia 05 de outubro ocorreu mais um aniversário natalício do nosso pároco, reverendo Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar.

Às 18h30, a “Comunidade Paroquial”, reuniu-se em Eucaristia de Ação de Graças, para agradecer a Deus mais um aniversário do seu Pároco.

Com a celebração das Bodas de Ouro Paroquiais, muito próximas a celebrar no próximo dia 12 de outubro, este aniversário teve certamente um sabor especial para os paroquianos para o Monsenhor Vilar.

A Eucaristia foi presidida pelo Monsenhor Vilar e concelebrada pelo padre Dr. Jorge, que fez a homilia, tendo-se, a dado passo, referido ao aniversariante, realçando a sua dedicação e humildade no serviço à igreja do Senhor e à paróquia que o acolheu vai fazer 50 anos.
Finda a celebração da Eucaristia, em nome da Comunidade Paroquial da Meadela foram-lhe ofertadas algumas lembranças em nome da Paróquia e lembradas as Bodas de Ouro paroquiais.

Em breves, mas sentidas palavras, o Monsenhor Manuel Vilar, agradeceu mais esta prova de carinho e simpatia dos paroquianos para com o seu pároco e as orações e disse da sua alegria pela presença de todos naquela Eucaristia de Acão de Graças, referindo-se ainda às Bodas de Ouro Paroquiais, prometendo continuar a servir Paróquia e a Diocese, enquanto sentir forças, para servir a mesma alegria.

Depois da Bênção final o coro paroquial e todos os presentes cantaram os parabéns a você finalizando com uma estrondosa salva de palmas para o Monsenhor Vilar por mais um aniversário.

Finda a celebração os presentes foram convidados para «uma sala anexa» onde foi partido e servido o Bolo de aniversário e de novo cantados os parabéns.
Muitos parabéns Monsenhor Vilar e que Deus lhe dê muitos anos de vida, com muita Saúde, Paz e Alegria, para continuar a servir esta comunidade que o estima e ama em Cristo.

FALECIMENTOS
Agosto:
Dia 30 – Nuno Miguel Fernandes Barreiras, de 39 anos de idade, residente em Carvoeiro, Viana do Castelo.

Setembro:
Dia 01 – Maria de Lurdes Moreira da Costa de 83 anos de idade, residente na rua Bela Vista, Meadela.
Dia 05 – Maria de Lurdes Morais da Rocha, de 72 anos de idade, residente rua Quinta do Polónia, Meadela.
Doa 06 – Ana Maria de Aragão da Rocha Peixoto Azevedo Cameira, de 65 anos de idade, residente no Largo de S. João, Santa Maria Maior, Viana do Castelo.
Dia 07 – José Mendes Rodrigues Machado, de 84 anos de idade, residente na rua da Bessa, Meadela.
Dia 12 – Manuel Martins da Fonte, de 65 anos de idade, residente na rua do Bezerra, Meadela.
Dia 14 – Artur Paes da Costa, de 88 anos de idade, residente na rua da Cova, Meadela.
Dia 22 – Francelina Pires Costa, de 87 anos de idade, residente em Santa Maria Maior, Viana do Castelo.
Dia 22 – Maria Gigante Videira de Abreu Carvalho, de 65 anos de idade, residente em Outeiro, Viana do Castelo.
Às famílias enlutadas nossas sentidas condolências.
Que as suas almas descansem em Paz.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.