Festa das Boas Novas vai realizar-se em pleno

A pandemia de Covid-19, também designada por pandemia de coronavírus, ou da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), tem vindo a implicar inúmeras iniciativas de prevenção e combate à propagação da doença. Conforme os diferentes estados epidemiológicos decretados pelo governo, reiterando os conselhos da Direção-Geral da Saúde, assistimos desde o início do ano de 2020 à adaptação das condições de realização das festas e romarias, por todo o país. 

No ano de 2020, em Mazarefes, o fim de semana em que decorreria a habitual Romaria em honra de N. Sra das Boas Novas e S. José, não havendo possibilidade de reunir em assembleia, foi transmitida em directo através da página de Facebook das Paróquias de Castelo do Neiva, Darque, Mazarefes e Vila de Punhe, a Eucaristia do II Domingo de Páscoa (19/04/2020), celebrada sem povo pelos três párocos, que trabalham na nossa paróquia in solidum.  Todo o restante programa, ficou cancelado. A Comissão de Festas, composta por seis elementos (duas mulheres e quatro homens), comprometeu-se a dar continuidade aos trabalhos para promover a romaria integralmente no ano seguinte.

Já em 2021, as festas de Mazarefes foram restringidas às celebrações eucarísticas dos quatro dias programados. A comissão procurou reunir as condições necessárias e levou a cabo celebrações campais, junto à Capela da Nossa Senhora das Boas, com possibilidade de assembleia e no cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19, acalentando, na medida do possível, o sentido fulcral de realização das festas, a devoção à Sra. das Boas Novas e a S. José, tão estimados pelos mazarefenses. Mais uma vez, viu-se adiado o cumprimento total do programa.

Por decisão do Conselho de Ministros foi, entretanto, declarada a Situação de Alerta em todo o território nacional continental. Face ao estado da pandemia, o levantamento das restrições, que vigora desde 17 de fevereiro de 2022, veio pôr fim aos limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público, o que permite concretizar a Romaria em honra de N. Sra. das Boas Novas e S. José 2022, de 22 a 25 de abril.

A Comissão de Festas, originalmente constituída para o ano de 2020, manteve-se perseverante e unida com o objectivo de proporcionar a todos os conterrâneos e visitantes quatro dias de uma grandiosa festa, que resguarde a tradição das romarias alto-minhotas.  

O cartaz e respetivo programa da “Festa das Boas Novas”, como é conhecida desde os seus primórdios, foi apresentado no passado dia 20 de março e está, desde então, a ser distribuído pelos comércios locais e também divulgado na página do Facebook (@boasnovas.romaria). O programa é vasto e pretende abranger múltiplos públicos. De entre as celebrações religiosas, destacam-se a eucaristia e a procissão solene de domingo em louvor de N. Sra. das Boas Novas, e de segunda-feira em honra de S. José. A festa continua a notabilizar-se pela participação de Bandas Filarmónicas em três dos quatro dias. Este ano estarão presentes a Banda de Angeja, a Banda Club Pardilhoense, a Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense e a Banda dos Escuteiros de Barroselas. De notar, ainda, a respeitosa participação nas procissões da Fanfarra dos Escuteiros de S. Romão de Neiva. A animação noturna será muito variada e culmina com sessões de fogo de artifício e DJ. Na primeira noite, sexta-feira, dia 22, atua o comediante João Seabra, os Bela Trama e o DJ Pette. No sábado, após o despique das bandas, segue-se a animação popular com Quim Barreiros e a noite termina com o DJ Pena. No domingo, todos são convidados a dançar com os Sons do Minho e, ainda, a finalizar a noite com o DJ Nelly Deep.

São todos muito bem-vindos às festas de Mazarefes! Entre os dias 22 e 25 de abril, venham à Romaria em honra de N. Sra. das Boas Novas e S. José!  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.