Festa em honra da Senhora do Amparo

A devoção Mariana a Nossa Senhora do Amparo, remonta à Antiguidade e tem origem nas palavras proferidas por Jesus Cristo na Cruz e dirigidas ao apóstolo João, quando lhe entregou sua mãe dizendo-lhe: “Eis a tua mãe “! João representaria todos os cristãos a quem a mãe de Jesus passaria a proteger, a amparar! Conta-se que Nicodemos que foi contemporâneo de Jesus Cristo pediu a S.Lucas para esculpir e pintar Maria aos pés da Cruz de Jesus pintura essa que S. Tiago levava com ele para todos os lugares onde pregava o Evangelho. 

E assim começaram a ser construídos muitos santuários, igrejas e capelas, espalhando -se a fé em Nossa Senhora do Amparo! São muitos os momentos em que na vida precisamos de apoio, de amparo! A comunidade paroquial de Cardielos tem na Senhora do Amparo a sua grande protetora a ela recorrendo nos momentos de aflição, conforme aconteceu no período da desastrosa pandemia do covid 19. Não sendo a padroeira desta freguesia, a Nossa Senhora do Amparo é aqui anualmente venerada com todo o fervor e alegria nas festividades em sua honra, conforme se pode ver pelo programa apresentado pela briosa comissão de festa do lugar do Porto que tem à frente o dinâmico jovem Diogo Parente. Durante todo o ano foram vários os eventos realizados para a angariação de fundos, o que permitiu apresentar um variado e rico programa onde se releva não só a devoção a Nossa Senhora do Amparo, mas onde se põem, também, em realce tradições, ocupações e lavores típicos que constituem o conjunto de vivências que marcam a identidade de Cardielos. 

14 de Maio

12h – Inicio das festividades com o hastear da bandeira no adro da igreja acompanhado pelo toque festivo dos sinos e pelo estalejar dos foguetes; 14h30 – Cortejo da mordomia do Lugar do Porto para o adro da igreja com os cestos das flores, acompanhado pelo Grupo de Bombos de São Sebastião afim de participar no mês de Maria; 15h – Devoção do Mês de Maria; 15h30 – Desfile da Mordomia para o lugar do Porto onde será revestido e erguido o mastro da festa ao som dos bombos; 19h30 – Desfile dos Grupos Folclóricos. 20h – Início do Festival Folclórico com a participação dos grupos: Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Serreleis; Grupo Folclórico de Palmeira de Faro; Grupo Folclórico de Vila Fria; Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos. 

18 de Maio

10h – Alvorada festiva, com o estalejar dos foguetes e início da transmissão de música gravada pela aparelhagem sonora do Grupo Gadanha, de Monção; 20h30 – Eucaristia seguida de Procissão de Velas em Honra de Nossa Senhora de Fátima, pelas ruas do Lugar do Porto.

19 de Maio

 09h30 – Visita da Mordomia à cidade de Viana do Castelo, acompanhada pelo Grupo de Bombos de Vila Franca; 20h30 – Devoção do Mês de Maria; 21h – Canto HINO AKATHISTOS, veneração da imagem da Senhora do Amparo; 22h – Grande espetáculo com a atuação do Grupo SIGA A FARRA; 00h – Sessão de Fogo de Artificio a cargo da Pirotecnia Minhota; 00h15 – Dj FÁBIO GONÇALVES.

20 de Maio

08h – Alvorada festiva; 14h30 – Receção da Banda Marcial do Vale e desfile da mordomia desde o Lugar do Porto até ao adro da igreja; 15h15 – Cerimónia da entrega das velas votivas na Igreja Paroquial (símbolo da mordomia); 16h – Desfile da Mordomia em direção ao Lugar de Salgueiro; 16h30 – Cerimónia da entrega de testemunho da festa à mordomia do ano de 2024 (Lugar de Salgueiro); 17h – Desfile da Mordomia desde o Lugar de Salgueiro em direção ao adro da igreja; 17:20h – Devoção do Mês de Maria; 18h – Eucaristia; 21h – Arruada “Vamos para a Festa” desde o Lugar do Porto até ao adro da igreja, acompanhados pela banda de música; 22h – Despedida da Banda de Marcial do Vale; 22h30 – Grande espetáculo com o conceituado artista MATAY; 00h – Grandiosa sessão de fogo de artifício a cargo da Pirotecnia Minhota; 00h20 – Atuação dos Dj’s P*TA DA LOUCURA MUSIC PROJECT; 02h20 – Dj SÉRGIO MIRADA.

21 de Maio

 08h – Alvorada festiva; 09h – Entrada no recinto das festas da conceituada Banda de Música de Carregosa; 10h – Desfile da Mordomia, acompanhado pela Banda de Música; 11h – Solene Eucaristia e sermão em Honra de Nossa Senhora do Amparo; 14h30 – Entrada no recinto das festas da conceituada Banda de Música dos Mineiros de Pejão; 16h – Desfile da Mordomia; 16h30 – Devoção do Mês de Maria; 17h – Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora do Amparo com o tema “Maria, O Caminho da Luz”.

18h – Concerto musical pelas Bandas de Música; 19h30 – Sorteio das rifas; 20h – Tradicional despedida das bandas de música e entrega da festa à mordomia do ano 2024 que será o lugar de Salgueiro; 21h – Sessão de fogo a assinalar o encerramento das festividades em honra de Nossa Senhora do Amparo do ano 2023, organizadas pelo lugar do Porto.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.