A surpresa já foi desvendada. Na tarde de 30 de maio, em Santa Marta de Portuzelo, foi apresentado o cartaz da “maior romaria de Portugal”. Maria João Soares é a figura de destaque e enverga um traje de mordoma. A ideia é da autoria de Sara Costa e Helena Soares, duas designers locais, que vencem, pela segunda vez, o concurso internacional lançado pela Vianafestas. A festa acontece de 17 a 20 de agosto. Este ano apresenta-se com algumas alterações e está orçada em 550 mil euros.
Sara Costa e Helena Soares venceram o concurso que este ano teve a participação de 65 candidaturas, oriundas de vários pontos de Portugal, mas também do Brasil e Luxemburgo. A mordoma da festa é uma estudante de Psicologia, na Universidade de Coimbra e prima de uma das autoras do cartaz. Maria João Soares referia o “orgulho e o privilégio de representar a mulher minhota” e em ser a imagem da festa, mas frisava a “responsabilidade”. Integrante do grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, a jovem já participava na Romaria. Este ano será figura de destaque nos desfiles.
As autoras falam de um cartaz “com traços de modernidade” e que “honra a tradição”. Sara e Helena fizeram várias experiências e chegaram ao produto final.
“A nossa romaria baseia-se na tradição e de ano para ano temos consolidado essa tradição, ou seja, não introduzimos modernices. Fazemos questão que haja o desfile da mordomia, que se vá ao mar, que haja a festa do traje, o cortejo etnográfico, a serenata (…), mas cada vez com mais pessoas e mais animação”, referia a vereadora Maria José Guerreiro. Lembrando, desde logo, algumas alterações. O Desfile da Mordomia realizar-se-á na tarde de sexta-feira, 17. A Serenata, que habitualmente encerra as festas, vai acontecer no penúltimo dia, no domingo, dia 19.
A presidente da Vianafestas referia que o orçamento ronda os 550 mil euros, com a comparticipação a ser maioritariamente camarária, embora “haja algum tecido empresarial que colabora”, assim como fundos do aluguer do espaço público. A autarca considerava que “comparando com outras festas de outras regiões, cujos orçamentos são falados, é um orçamento baixíssimo, tendo em atenção as centenas de pessoas que envolvemos”.
A assinalar os 50 anos da Procissão Mar, a Vianafestas quis homenagear as “mulheres da Ribeira” e convidou 12 mulheres, que estiveram presentes na apresentação do cartaz. Fátima mora na Ribeira há 52 anos e vive as tradições desde criança. Hoje sente orgulho em contribuir para perpetuar as tradições e espera que a neta dê continuidade. António Costa já confirmou a presença na “noite dos tapetes” da Ribeira e o Presidente da República já recebeu convite para marcar presença.
António Cruz na presidência da Comissão de Festas
António Parente da Cruz assume a liderança de uma equipa de mais de três dezenas de pessoas, divididas por Comissão de Honra, Comissão Executiva, Comissão Administrativa do Santuário de Nª Sª d’Agonia e ainda secretariado.
“É muita responsabilidade, porque não é fácil substituir o Dr. Francisco Sampaio”
As inscrições para o desfile da mordomia serão feitas numa plataforma online. As festas que assinalam este ano 177 anos vão ter presente os 140 anos da construção da Ponte Eiffel.