Festas da Meadela canceladas devido à pandemia Covid-19

A Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina, confrontada com a impossibilidade de realizar um conjunto de iniciativas, para a angariação das verbas necessárias e outros preparativos para a realização das Festas, em honra da nossa Padroeira Santa Cristina, decidiu, em consonância com o nosso pároco e presidente da Assembleia Geral da Comissão de Festas, Monsenhor Vilar, cancelar a realização das Festas 2020 em honra da nossa padroeira Santa Cristina, que teriam lugar a partir de 24 de julho, com os dias principais de 31 de julho a 02 de agosto. Esta decisão foi provocada pelas novas regras impostas pela Direção Geral de Saúde na sequência do Estado de Emergência provocado pelo novo coronavírus.

o cancelamento baseou-se nos seguintes factos: 1- Considerando que ninguém pode afirmar «com certezas» quando existirão condições reais para serem permitidos ajuntamentos de grande aglomerado de pessoas, como são as Festas da Meadela, com realização a partir de 24 de julho a 02 de agosto.

2- Considerando que vários municípios do distrito de Viana do Castelo e de todo o país, cancelaram já eventos e festas que implicam ajuntamento de grande aglomerado de pessoas, na maioria dos casos até finais de setembro.

3- Considerando que o Turismo do Porto e Norte de Portugal, na recente entrevista, que deu ao Jornal de Notícias de 02 de abril, página 27, aponta para a não realização de Festas e Romarias no Minho, até finais de setembro.

4- Considerando que o parecer da Câmara Municipal de Viana do Castelo é que tudo aponta para que, não deverão existir condições, em finais de julho, para se realizarem as festas.

5- Considerada a necessidade de atempadamente cancelar todos os contratos firmados com os prestadores de serviços para as Festas, não restava outra solução, a não ser a que unanimemente foi tomada pela Comissão de Festas, do cancelamento das festas 2020.

A decisão não impede porém que, caso se venham a verificar condições objetivas e legais, se realize parte da festa religiosa, se essa for a decisão do nosso pároco Monsenhor Vilar.
A Comissão de Festas promoverá entre outras medidas, que seja iluminada a fachada da igreja Paroquial, no dia 24 de julho, dia Litúrgico de Santa Cristina e assinalará condignamente esse dia, com a celebração de uma Eucaristia Solene em honra de Santa Cristina.

No domingo, dia 02 de agosto, tudo dependerá do que for possível e legal ser realizado, apenas no campo religioso.

A Comissão de Festas procurará sempre honrar a nossa padroeira, Santa Cristina, e o legado recebido dos nossos antepassados, e tudo fazer para que em 2021, com todos os meadelenses, realizarmos de novo, com o êxito de sempre, as nossas Festas maiores em honra da nossa Padroeira, continuando para isso a contar com a colaboração de todos quantos sempre estiveram e colaboraram com as Festas da Meadela.

MADALENA GOMES BARRETO
Nascida a 08 de junho de 1914, conta com a bonita idade de 105 anos de idade, a Dn.ª Madalena Gomes Barreto. Esta senhora é, ao que sabemos, a senhora mais idosa da Meadela, e fará 106 anos no próximo dia 08 de junho de 2020.

Residente no Lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade desde maio de 2005, a sua última residência na Meadela foi na rua do Calvário.

Saudamos a senhora Dnª. Madalena Barreto e pedimos a Deus que lhe continue a dar saúde para festejar muitos e felizes anos.

ASSOCIAÇÃO DE DADORES DE SANGUE DA MEADELA
Decorreu no passado dia 15 de abril, entre as 9h e as 12h30, no edifício da Câmara Municipal, no Passeio das Mordomas, mais uma recolha de sangue, numa organização do IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação) e da Associação de Dadores de Sangue da Meadela.

De acordo com o presidente da Associação, o Sr. António Mesquita, a recolha correu muito bem, pois excedeu as expectativas, pelo número de dadores que ali compareceram.

O Sangue não se fabrica. Só se obtém através da doação generosa e altruísta dos seus dadores. Por esse motivo, aqui fica o apelo a quem poder para dar sangue.

CEMITÉRIO PAROQUIAL
O Cemitério Paroquial da Meadela, que como noticiamos está encerrado temporariamente, devido à pandemia gerada pelo novo coronavírus, foi alvo de uma ação de limpeza das flores naturais das sepulturas, por parte da União de Freguesias.

Esta ação é de salientar, dado que os familiares dos ente-queridos ali sepultados, não o podiam fazer, após o fecho do cemitério. Esta medida mostra o carinho e respeito que aquele local nos merece.

FALECIMENTOS
Fevereiro
Dia 24 – Aníbal Augusto Dias Oliveira, de 70 anos de Idade, residente na rua das Margaridas, Cais Novo, Darque.
Dia 28 – José Alpedrinha Jácome Ramos, de 70 anos de idade, residente na rua do Grupo Folclórico das Lavradeira da Meadela.

Março
Dia 03 – Gaspar Manuel Pimenta de Matos, de 61 anos de idade, residente na rua Artur Maciel, Santa Marta de Portuzelo.
Dia 09 – Amarílio de Passos Gonçalves de Araújo, de 84 anos de idade, residente na rua Manuel José Marques, Meadela.
Dia 10 – José Augusto Morais Martins, de 76 anos de idade, residente na rua do Montinho, Meadela.
Dia 15 – Clarisse da Costa Mendes Neves, de 96 anos de idade, residente na rua Casa Minho do Rio, Meadela.
Dia 16 – Filomena Rodrigues Pereira, de 66 anos de idade, residente na rua da Fonte Quente, Meadela.
Dia 18 – Manuel Maria Alves Abreu, de 87 anos de idade, residente na rua das Caramonas, Meadela.
Dia 21 – Avelino Barros Pires Costa, de 74 anos de idade, residente na rua Padre Alfredo Guerreiro, Meadela.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.