Filipa Osório vence distrital feminino de xadrez

A atleta da ADC Perre teve estreia de sonho nas competições de xadrez, sagrando-se campeã distrital feminina sub18, título a que juntou a medalha de bronze, na competição absoluta.

Airão São João Batista, no concelho de Guimarães, acolheu no passado fim de semana mais uma edição dos campeonatos distritais de jovens da Associação de Xadrez do distrito de Braga. A prova ficou marcada por diferenças notórias em relação às condições habituais, devido às medidas sanitárias que a situação atual impõe, a que todos os intervenientes tiveram de se adaptar e que deverão perdurar no que resta da época desportiva.
Apesar disso, participaram nos campeonatos 51 jovens jogadores, de sete dos clubes filiados na Associação de Xadrez do distrito de Braga.

A comitiva da ADC Perre foi composta por cinco atletas que tiveram uma prestação francamente positiva, arrecadando um dos títulos femininos em disputa e ainda três medalhas.

Em maior destaque ficou a participação de Filipa Osório que, na sua estreia na modalidade, venceu o título feminino no escalão de sub18, ao qual juntou a medalha de bronze da competição absoluta no mesmo escalão.

Nos sub16, Guilherme Triães, da ADC Perre, e Pedro Gil, do Vitória de Guimarães, disputaram o título até à ultima ronda, na qual se defrontaram e em que Guilherme conheceu a sua única derrota na prova.

No mesmo escalão, Rodrigo Amorim, da ADC Perre, manteve também uma disputa intensa pelo último lugar do pódio, com Henrique Guimarães, do CX A2D, até à ultima ronda. Terminou a prova num honroso quarto lugar.

No escalão de sub14, entrou para a última ronda a ½ ponto do primeiro classificado, João Afonso, do CX A2D, a precisar de ganhar o seu jogo e de um deslize do líder da prova.

Terminou a competição no segundo lugar, com os mesmos pontos do atleta famalicense, mas com pior performance nos critérios de desempate. No mesmo escalão Rodrigo Peres teve uma entrada auspiciosa, vencendo o primeiro encontro e empatando o segundo contra o favorito João Afonso, do CX A2D, mas as derrotas nos restantes jogos do primeiro dia de prova foram fatais às suas aspirações. Terminou a prova no sétimo lugar.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.